A vacinação no Brasil, assim como muitos lugares do mundo, ainda é algo que caminha a passos lentos, mas é sem dúvida, segundo especialistas da área financeira e da saúde, a única forma de fazer a economia voltar a girar e, principalmente, salvar vidas.
No entanto, os números ainda decepcionam, o Brasil é hoje (19 de março), segundo publicação da revista Veja, o 42º colocado em um ranking mundial que faz comparação por cada 100 habitantes. São pouco mais de 10 milhões de vacinados, o que corresponde a cerca de 5% da população. O país que mais vacinou no mundo é Israel, com 70% da população vacinada até o momento. (Veja o quadro abaixo)
Em Minas Gerais, de acordo com o Vacinômetro do Governo Estadual, são cerca de 960 mil doses aplicadas. Destas, 1211 foram aplicadas em Barroso, onde 536 já tomaram a segunda dose da vacina.
Nos detalhes, que podem ser vistos no quadro abaixo, destaque para os trabalhadores da saúde que somam 689 na primeira dose e 536 na segunda. Em seguida, somando os idosos da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o Asilo Nossa Senhora do Carmo, Barroso já vacinou 511 pessoas da chamada terceira idade.
MAIS VACINA
E segundo a Prefeitura Municipal de Barroso, a vacinação continua nesta sexta-feira (19). Depois de vacinar nessa quinta-feira (18) os idosos acamados entre 75 e 79 anos, o início da imunização será para as pessoas de 79 anos. O formato será o mesmo até às 13h no sistema drive-thru (dentro do carro). A vacinação acontecerá no Ceclans.
Veja os números: