No último dia 4 de maio, o Bocaina Park, na cidade mineira de Araxá, se tornou, pela quinta vez, o palco de uma das mais icônicas competições do cenário esportivo brasileiro. A Bocaina Park Trail, que vem se consolidando como uma das mais duras e lindas corridas de trilha do país, reuniu cerca de 400 competidores locais e de várias regiões do Brasil e do mundo, para disputas acirradas nos percursos de 8 Km, 18 Km, 28 Km e 45 Km.
Com trajetos desafiadores, passando pelo relevo acidentado da Serra da Bocaina, em Araxá, a competição chama atenção não só pelo alto nível técnico, mas principalmente pela beleza peculiar dos percursos, em que os corredores têm oportunidade de deslumbrar visuais de tirar o fôlego, tendo como pano de fundo as íngremes subidas, descidas e paredões de pedra.
No percurso de 28 Km, quem deu show novamente foi o barrosense Wanderson Nascimento, que foi tricampeão da prova, com o tempo de 3h10, seguido por Raphael Santos (3h22), Gabriel Paim (3h29), Renato Trajano (3h31) e Theo Duarte (3h37), fechando o pódio geral masculino. O atleta barrosense já havia sido campeão dos 27 Km em 2022 e dos 45 Km em 2023, estabelecendo o recorde dos dois percursos. Os resultados completos estão no site oficial do evento: www.bocainaparktrail.com
“A Bocaina Park Trail é uma das minhas corridas favoritas, pelo seu alto nível de dificuldade, com predominância de quase 100% de trilhas, em terreno muito técnico, irregular, com muita inclinação e trechos de escalaminhada, mas que, por outro lado, tem paisagens muito lindas, que ajudam a atenuar um pouco do esforço”, declara.
Segundo ele, a estratégia foi fazer força do início ao fim, com objetivo de tomar a liderança o quanto antes, e tentar obter uma vantagem dos adversários. “Consegui assumir a liderança já nos primeiros quilômetros e fui abrindo vantagem, administrando até o final, que geralmente é bem sofrido, tanto pelo trecho de maior dificuldade, quanto pelo calor, que este ano estava ainda mais intenso. Assim consegui me sagrar campeão mais uma vez”, destaca.
O próximo desafio do barrosense é o 1º Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, que será disputado entre os dias 24 e 26 de maio, em Alto Caparaó, nas modalidades Classic, Short, Long, Vertical e Classic Juvenil.