Confira como ficaram as mudanças dos padres barrosenses na região

Compartilhe:

No dia 30 de maio, a população barrosense recebeu a confirmação da transferência dos Párocos Padre Fábio José Damasceno e Padre João Rodrigues de Paula, para outras paróquias da região. A mudança aconteceu após as alterações na Diocese promovidas pelo Bispo diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

O Padre Fábio, que até então comandava a Paróquia de Sant’Ana do Barroso, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazareno. Já o Padre João, antes da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Rosário, foi nomeado para a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dores de Campos.

Demais párocos barrosenses, que atuavam em outras igrejas da região, também foram remanejados para outras localidades. Pe. Victor antes pertencente à Paróquia de Santo Antônio, em Itutinga, foi para Paróquia São José, na cidade de Itumirim. O Pe. Rondineli foi da Paróquia de N. S. de Nazaré, em Nazareno, para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Prados.

Para conferir a lista completa com as mudanças clique aqui.

Padre Rondineli Cristino e Padre Victor Bertulino

 

Repercussão entre os fiéis

A notícia sobre a transferência dos padres começou com uma especulação entre os fiéis barrosenses. O Barroso EM DIA, inclusive, levantou a questão em uma matéria publicada no dia 20 de maio. A reportagem entrou em contato com representantes da Diocese e os Padres de Barroso. Na ocasião, nenhuma das partes confirmou a veracidade os boatos.

A comunidade chegou a se manifestar nas redes sociais e até prometeram organizar um abaixo assinado para a permanência dos párocos na cidade. “Temos que nos unir para que isso não aconteça. Não podemos perder nossos padres. São pessoas que amam Barroso e querem o melhor para nossa cidade”, disse um internauta em um comentário no Facebook.

Também foi criado nas redes sociais um grupo intitulado “Fica Padre Fábio”, que até o fechamento desta matéria, possuía mais de 800 membros.

 

Padres se pronunciam

Horas após o comunicado da Diocese, o Pe. Fábio divulgou uma mensagem nas redes sociais sobre o fato. Na carta ele agradeceu o apoio e consideração da comunidade e pediu a compreensão de todos quanto a decisão do Bispo.

“Sei que muitos se sentem tristes com a minha partida depois de quase 31 anos. Não poderia ser diferente… criamos vínculos de afeto e amizade e, Barroso se tornou para mim minha segunda terra natal. […] Agradeço as inúmeras pessoas que se manifestaram a favor de minha permanência, sinalizando que de verdade fui amado por muitas pessoas, Deus lhes abençoe por tanto carinho e dedicação” disse o Pároco em um trecho da mensagem.

O Padre João também deixou uma postagem de despedida aos fiéis que o acompanharam por mais de 20 anos.

“Ao longo desse tempo criei laços de muita fraternidade com a comunidade. Levarei todos em meu coração e jamais me esquecerei das alegrias que tive aqui. Hoje um novo desafio bate a minha porta e conto com as orações de todos para que eu possa continuar meu serviço na obra de Deus” disse Pe. João.

 

Novos Padres

Com a transferência dos Párocos Pe. Fábio e Pe. João, Barroso receberá dois novos sacerdotes. Para a Paróquia Sant’Ana o substituto será o Padre Claudir Possa Trindade e para Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a comunidade contará com o Padre Pedro de Jesus Wiermann.

 

Padre Claudir Possa Trindade e Padre  Pedro de Jesus Wiermann

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *