Compartilhe:

Algumas semanas depois de ser registrado Bem Imaterial Cultural de Barroso, a Cia Fofocas de Teatro consegue mais uma conquista, o reconhecimento junto ao Governo Federal como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014).

Segundo o documento encaminhado pelo Governo Federal para a Cia Fofocas de Teatro “certifica-se e comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.”

No ano em que o grupo completa 10 anos de história e em meio a pandemia da COVID 19, a Cia Fofocas de Teatro vem alcançando diversos resultados e se destacando no cenário cultural. O pedido para ser reconhecido como Ponto de Cultura já estava em trâmite no Ministério da Cidadania / Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal há mais de um ano e é visto como uma das maiores conquistas do grupo barrosense.

Este reconhecimento também é visto como inovador e pioneiro para a Cidade de Barroso, tendo em vista que a Cia Fofocas de Teatro é o primeiro Ponto de Cultura com certificado do Governo Federal. O Mapa da Cultura do site Cultura Viva (http://culturaviva.gov.br/) , onde são mapeados todos o pontos de cultura do país, mostra que na região são 5 pontos de Cultura além da Cia Fofocas de Teatro: Barbacena com três pontos, São João Del Rei e Tiradentes com um ponto de Cultura cada um.

O registro de Ponto de Cultura pode ser visualizado no link: http://culturaviva.gov.br/agentes/edita/55717/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *