Em decorrência do decreto municipal que mantém Barbacena na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, a carreata pedindo pela retomada das aulas presenciais de maneira facultativa nas escolas da cidade foi cancelada. A mobilização estava marcada para acontecer neste sábado (16/01), às 9h, na praça Santo Antônio e, ainda que seja uma mobilização nacional, em Barbacena estava sendo organizada por pais e colégios da cidade.
O cancelamento deu-se devido ao decreto municipal nº8812, publicado no Diário Oficial da União no último domingo (10/01), que proíbe a utilização de espaços públicos para a realização de atividades como eventos, encontros, festas e quaisquer atividades que promovam aglomeração de pessoas, bem como encontros automotivos e atividades similares.
De acordo com a organizadora da carreata na cidade, Aline Ribeiro, a movimentação ainda acontecerá quando a cidade deixar a Onda Vermelha. “Como Educadores não é o momento de realizar aglomeração, temos que seguir o decreto e também incentivar as pessoas que fiquem em casa para que os casos possam diminuir e que todos voltem ao trabalho”, declarou.
Segundo a educadora, aproximadamente dez escolas infantis da cidade estão a ponto de fechamento e por esse motivo está sendo realizada uma negociação com a Prefeitura Municipal.
SÃO JOÃO DEL REI
Na semana passada também havia uma carreata marcada para acontecer na cidade de São João del Rei, mas as repercussões negativas na internet levaram ao cancelamento do evento na cidade histórica. Segundo informações, o evento estava sendo organizado por pais de alunos, mas com a repercussão negativa a carreata acabou sendo cancelada.