A Câmara Municipal de Barroso, através da Comissão Especial, montada através da Resolução 269/2022, que tem Luizinho Moreira, Presidente, Állan Campos, Relator e Márcio Enfermeiro como Membro, apresentou na noite dessa segunda-feira (29) o relatório final sobre os serviços prestados pela Copasa em Barroso.
A leitura aconteceu dentro da Reunião Ordinária e foi feita pelo Presidente da Comissão, Luizinho, que detalhou em 23 páginas todo o trabalho realizado pela Comissão, incluindo a Audiência Pública que contou com a participação de cidadãos barrosenses que estão sofrendo com os trabalhos realizados pela empresa na cidade.
Além de fotos, links e ações que estão sendo cobradas no documento, a Comissão atendeu os questionamentos feitos pelo Executivo e por cidadãos e inclui no Relatório uma série de perguntas que serão destinadas aos responsáveis legais da Copasa em Minas Gerais.
“O mais importante é que fizemos, ou seja, demos o primeiro passo. E é assim que deve ser feito um trabalho, com a participação do povo e embasado em documentos e fatos”, diz Luiz Moreira que agradeceu o apoio da Comissão e de todos que colaboraram. Foi a primeira vez na história que a Câmara realizou uma Audiência Pública sobre a Copasa.
Entre as reinvindicações estão a conclusão, o mais rápido possível, das instalações de redes de água na Rua Antônio Rodrigues
de Melo, no Bairro Josefina Coelho de Souza, melhorar o sistema de comunicação com o executivo municipal e com a própria população, através da imprensa local, quando vier a ocorrer a falta de água e/ou na execução de obras na cidade; apurar a questão da entrada de ar nas tubulações; situação que vem causando cobrança abusiva nas contas mensais; concluir as obras iniciadas, que estão paralisadas a longa data; revisar os recapeamentos feitos até o momento, bem como monitorar os próximos serviços no sentido de evitar novos problemas; e apresentar um plano de caráter preventivo e alternativo, para atender a comunidade em situações inesperada.
Todo o material Audiência Pública Relatório está disponível neste link!
“Diante do exposto, concluímos que os trabalhos da Comissão Especial, dentro das limitações e obstáculos enfrentados, alcançou seu objetivo inicial, que era o de apurar a existência de falhas na prestação dos serviços de abastecimento de água e na conservação e preservação das vias públicas do município de Barroso. No entanto, podemos afirmar que a COPASA descumpre reiteradamente o contrato nº573530/97 celebrado com o município de Barroso, o que pode ensejar a responsabilização civil,
administrativa e penal da empresa concessionária por tais atos”, traz a conclusão do relatório.
Infelizmente mais um fato que será engavetado, mesmo com tantas verdades, pois qualquer estatal neste país, são blindadas.