Com o avanço da vacinação em Barroso, o Município vacinará outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Nesta etapa serão vacinados trabalhadores industriais de 39 a 59 anos, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de 18 a 59 anos, transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores) acima de 18 anos e continua a vacinação de caminhoneiros, também a partir dos 18 anos.
Com isso, e seguindo o PNI, fica temporariamente suspensa a vacinação por idade até a conclusão da imunização destes grupos. A vacinação por idade será retomada mediante disponibilidade de doses.
A campanha ocorre nesta sexta-feira em forma Drive-Thru no Ceclans, de 9h às 12h. Todos devem levar documento com foto que comprove a idade, CPF, cartão SUS, cartão de vacina, cópia e original do comprovante de residência (especificamente obrigatório) e caneta. Mas, além disso, públicos prioritários devem levar documentos específicos no dia da vacinação.
Trabalhadores industriais
Estes trabalhadores precisam levar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de trabalho ou contra cheque que comprove o vínculo empregatício. Além disso, deve apresentar cópia do cartão CNPJ da indústria que trabalha contendo CNAE principal de 5 a 33 ou de 41 a 43 ou secundário de 41 a 43.
Atenção! Uma informação importante é a determinação do Ministério da Saúde de que os trabalhadores industriais devem ser vacinados na cidade de local do trabalho. Com isso, barrosenses que trabalham em outros municípios, como por exemplo, funcionários de empresas como Marluvas, Atalaia entre outras da região, devem se vacinar na cidade em que trabalham, por determinação do Plano Nacional de Imunizações.
Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
Já estes trabalhadores, precisam apresentar documento que comprove o exercício e vínculo na função.
Trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário e Urbano de Passageiros
Documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista ou cobrador profissional do transporte de passageiros. Cópia do cartão CNPJ da empresa de transporte com CNAE principal 49.2.
Caminhoneiros
Para ter direito a vacinação o profissional deve apresentar vínculo com empresa de transporte de carga, comprovante de exercício da profissão ou carteira de trabalho, CNH categorias C, D ou E e comprovante de residência em Barroso. Além disso, deve levar CPF, cartão do SUS, cartão de vacina, cópia e original do comprovante de residência e caneta. A vacinação deste público seguirá pelos dias seguintes devido ao fato dos caminhoneiros barrosenses estarem em viagem, para isso, eles devem acompanhar o calendário de vacinação que é divulgado diariamente pelo Município.