Compartilhe:

Em novo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Minas Gerais, divulgado na tarde desta segunda-feira (5), Barroso, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, segundo o último Censo, ultrapassou a marca de mil casos prováveis de  dengue. Desta forma, o município agora tem 5% da sua população com Dengue. Números altos levando em comparação os dados do próprio estado e do Brasil.

E mais, ainda como título de comparação, Barroso tem muitos mais casos que Barbacena e São João del Rei, cidades maiores da região. Em Barbacena são 211 casos e São João del Rei com 566. Já o município de Dores tem 118, Prados tem 57 e Tiradentes 83 casos.

Desde o final do ano passado que o município vem tendo aumentos significativos nos casos da doença provada pelo mosquito edes aegypti, o chamado de mosquito da dengue. 

Na primeira semana do ano a cidade tinha 40 casos, depois saltou para mais de 70, chegou na terceira semana de janeiro a 301 e mais que dobrou na quarta semana, passando para 760. Agora, na primeira semana de fevereiro, os números ultrapassaram mil casos, ao todo, são 1.112 casos.

Diante da alta dos casos, a reportagem do barrosoemdia apurou com a assessoria de imprensa do Hospital Macedo Couto o número de internações na cidade. Segundo informações, ao todo, são cinco pessoas internadas com a dengue. Porém, centenas de pessoas estão procurando o hospital com sintomas da doença. “Outro dia fui para o Hospital era 7h da manhã e só consegui ser atendida por volta das 15h. Nunca vi na minha vida o hospital com tantos pacientes assim, coisa absurda”, diz um paciente que foi diagnosticado com dengue.

Em uma semana, os diagnósticos positivos de dengue dispararam quase 55% em Minas Gerais. É o que indica o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (5/2).

O número de doentes passou de 23.389, no último boletim divulgado pela SES-MG na semana passada, para 36.227 —alta de 54,8%. São 12,8 mil casos no intervalo de uma semana. Agora, são mais de 100 mil diagnósticos prováveis de dengue, seis mortes confirmadas e 56 em investigação em Minas Gerais.

Desde o último sábado (27/1), Minas Gerais se encontra em estado de emergência de saúde pública causada pela escalada de casos de dengue e chikungunya registradas nas primeiras semanas de janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e é válida pelos próximos seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *