Barroso recebe a visita do futuro Presidente do TRE-MG

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Barroso e a Câmara Municipal receberam a visita do Desembargador e futuro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima. 

Compareceram ao encontro, o Prefeito Reinaldo Fonseca, a Vice-prefeita Deleia Napoleão, o Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Pinto, e demais vereadores da Casa de leis. Durante a visita, o Desembargador conferiu as instalações do Executivo e Legislativo e respondeu perguntas dos convidados e imprensa.

Dr. Rogério de Medeiros diante do mural dos ex-prefeitos de Barroso

 

A questão levantada ao Desembargador foi sobre a 344ª Zona Eleitoral de Barroso,  que após a aprovação da resolução para rezoneamento em Minas Gerais, por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) em 2017, foi extinta e passou a ser apenas Posto de Atendimento na cidade. Desde então, Barroso pertence a 228ª Zona Eleitoral, em Prados.

Segundo o Dr. Rogério Medeiros essa situação foi criada não só em Barroso, mas em todo o Brasil e como Minas é o maior estado com número de municípios com zonas eleitorais, houve uma maior perda de sedes nos municípios mineiros.

“Como agora estamos em uma travessia de um ano não eleitoral para um ano eleitoral, o processo eleitoral se iniciará somente em meados de 2020, então podemos pensar em alguns reajustes e daí o motivo da nossa visita. Nós vamos atentar com carinho para tudo, passamos primeiro por Prados e fizemos um levantamento das atuais instalações, muito acanhadas por sinal, mas já há um prédio maior onde funcionará o cartório de Prados. Agora nos deslocamos também até Barroso onde também estamos fazendo um levantamento de toda a infraestrutura que realmente nos impressiona muito bem pela acessibilidade e localização geográfica. Temos até uma a agência do Banco do Brasil para eventuais pagamentos que todas as guias são pagas através do Banco do Brasil. Todos esses detalhes nos impressionam bastante, mas evidentemente não darei um veredito final, pois não assumi ainda a presidência, mas a situação vai ser examinada com muito carinho e eu posso garantir a todos que a solução a ser tomada será aquela que atender melhor os interesses da maioria da população da Zona Eleitoral de Barroso e das demais cidades envolvidas. Ninguém sairá prejudicado” disse o Desembargador.  

De acordo com Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Pinto, que no dia 15 de maio esteve  no Tribunal Regional Eleitoral , para tratar de assuntos relacionados  a 344ª Zona Eleitoral, na ocasião foi protocolado um pedido de reavaliação para tentar reverter a situação do Cartório Eleitoral. “No mesmo dia [15 de  maio] ele nos confirmou  a vinda dele a Barroso para ver as instalações e acredito que ele volte para Belo Horizonte bastante impressionado. Para nós fica um sentimento positivo de que possa ser corrigido essa questão e que Barroso que detém 41% dos eleitores dessa Zona Eleitoral passe a ser mais uma vez a sede” declarou o Eduardo.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.