Compartilhe:

Os números de casos de Covid-19 caíram consideravelmente em Barroso nos últimos dias. No mês de outubro, até a última sexta-feira, foram 16 novos casos positivos do novo coronavírus. Já com relação aos curados, o número aumentou significativamente e, no mesmo mês, até os dias atuais foram 54 curados.

Barroso tem 193 casos de positivos e 189 curados que, numa conta simples, considerando os dois óbitos, leva a apenas duas pessoas com o vírus ativo no momento. Nenhum paciente ou suspeitos da doença estavam internados no Hospital Macedo Couto. E mais, de acordo com o Boletim (veja abaixo), nenhum paciente estava em análise na cidade.

Muitas pessoas tem questionado a queda dos casos às véspera das eleições. “O que se percebe é que a Covid parece ter tirado férias para participar das eleições. Acho que depois do pleito ela vai voltar”, ironizava na Rádio Atrativa FM o jornalista e apresentador Ricardo Arruda, que chegou a ser contaminado e internado por causa da doença.

FAIXA ETÁRIA E SEXO

O maior número de casos da cidade continua sendo entre homens, são 124 casos até agora, contra 67 mulheres. A faixa etária com o maior número de casos positivos da Covid-19 é de 31 a 40 anos, são 60 positivos. O casos que mais chamaram a atenção foram de uma criança de seis meses e de um senhor de 90 anos. Todos dois passaram pelo vírus sem sintomas. Eles já estão bem.

VÍTIMAS FATAIS

No que se refere às vítimas fatais, a cidade de Barroso registrou, até o momento, apenas dois óbitos pela Covid-19. Um homem e uma mulher faleceram por decorrência da doença no município. São João del-Rei continua sendo, ao lado de Barbacena, a cidade com mais óbitos registrados na região do Campo das Vertentes. São 21 mortes até o momento em cada cidade, totalizando 42 óbitos nas duas maiores cidades da região. Dores de Campos tem três óbitos e Prados, assim como Barroso, tem duas mortes. Tiradentes só tem um óbito registrado pelo coronavírus.

ELEIÇÕES

Vários cuidados, segundo a Justiça Eleitoral, estão sendo tomados para a realização das eleições. Horário de votação ampliado: das 7h da manhã até às 17h. Até às 10h será preferencial para maiores de 60 anos. O uso de máscara é obrigatório, sem ela o eleitor não poderá votar. Caso seja necessário, o mesário pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para conferir a foto na identidade. Distanciamento: será exigido o mínimo de 1 metro. Comida: não será permitido comer ou beber nada na fila de espera. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara. Álcool em gel: será distribuído em todas as seções para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação. Caneta: o TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação. Mesários receberão máscaras e terão que trocá-las a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção facial de acetato (face shield), que terá de ser usada o tempo todo.

SUSPEITAS

Tanto mesários quanto eleitores que estiverem com sintomas da Covid-19 no dia do pleito não devem comparecer ao local de votação. A informação é da Justiça Eleitoral e posteriormente a ausência poderá ser justificada na própria Justiça Eleitoral mediante comprovação médica, ou seja, atestado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *