Barbacena está prestes a se tornar referência nacional — e até internacional — na produção de whey protein, com a chegada da fábrica Bees-Bee Alimentos LTDA, uma das poucas no país com tecnologia capaz de fabricar proteína concentrada e isolada do soro do leite em larga escala. A empresa será apenas a segunda do Brasil com essa capacidade — a outra está localizada no Paraná — e pretende colocar Minas Gerais em posição de destaque no setor de biotecnologia e nutrição funcional.
O empreendimento será uma subsidiária da holding do Dr. Nicolau Carvalho Esteves, empresário e Cidadão Honorário de Barbacena. A escolha de Nicolau como sócio brasileiro se deu por sugestão do ex-senador Hélio Costa ao empreendedor Marco Roberto Bertoli, idealizador do projeto. Em coletiva, os idealizadores revelaram que inicialmente planejada para outro local, a fábrica quase não veio para Barbacena, mas foi atraída pelo potencial estratégico e pela capacidade logística da cidade, além da articulação política, através do prefeito Carlos Du (PSD), para viabilizar o terreno.
A unidade fabril, que deve ocupar 60.000 metros quadrados, terá um impacto econômico significativo na região. A expectativa é que o investimento de R$ 70 milhões gere entre 120 e 150 empregos diretos, dos quais 80% devem ser ocupados por moradores locais. A movimentação diária deverá envolver até 40 carretas transportando soro de leite, com previsão de processar 800 mil litros por dia na primeira fase e atingir até 2 milhões de litros por dia em sua capacidade máxima.
Além do whey protein — com purezas de até 80% no tipo concentrado e 95% no isolado — a fábrica também atuará na produção de álcool potável e biogás, aproveitando subprodutos da cadeia produtiva. Toda a operação será altamente automatizada, reforçando o caráter tecnológico do empreendimento.
Folha de Barbacena