Compartilhe:

Pelo quinto ano consecutivo, o Museu Regional promove a Semana do Folclore, com uma série de atividades que envolvem música, desenho, literatura e cinema. As atrações, programadas entre os dias 19 e 23 de agosto, acontecem na sede da instituição e em escolas parceiras. Todos os eventos são gratuitos.

A intenção é promover o folclore nacional e sua importância na formação social e cultural das pessoas. Todas as atrações tem como objetivo conhecer e debater as visões de crianças e adultos sobre as lendas regionais e nacionais e, consequentemente, da cultura popular do país.

Na segunda-feira (19), o Museu Regional publica o resultado do Concurso de Desenhos. A competição tem como público-alvo os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto. As regras completas estão no site do museu: museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br

A segunda atividade acontece na terça-feira (20). A roda de histórias “De Conto em Conto…”, com temática voltada às lendas nacionais, é realizada em parceria com escolas da cidade e visa trabalhar o folclore juntamente com os professores.

Uma Edição Especial do Clube do Livro também está programado para a quarta-feira (21). O grupo de leitura se reune para debater a obra “O Que é Folclore” de Carlos R. Brandão. A atração é voltada para jovens e adultos.

Para embasar o debate sobre o tema “cultura popular e folclore brasileiro”, na quinta-feira é dia de Sessão Especial do Cine Museu, com o nacional: “Malasartes e o duelo com a morte”. O longa-metragem tem classificação indicativa de 12 anos e, logo após a exibição, o museu promove debate sobre o tema.

Para encerrar a semana, na sexta-feira (23), acontece uma apresentação musical com alunos do curso de Música da Universidade Federal de São João del Rei. A atração conta com canções, textos e brincadeiras de roda interativas.            

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *