Compartilhe:

O sociólogo Antônio Claret, que disputou as últimas eleições municipais para prefeito na cidade, lançou no último dia 16 de dezembro, na Calx Cervejaria, o livro Conhecer Barroso – Subsídios para a história recente do Município.

Devido à pandemia do Covid-19, e com o intuito de evitar aglomerações, o lançamento foi virtual e feito através de uma live no Facebook. São 276 páginas com artigos, crônicas e depoimentos que vieram através de uma seleção de textos que foram publicados no site www.barrosoemdia.com.br nos últimos anos. Como mostra a “orelha”, o livro debate os mais diversos temas e dilemas vividos pela sociedade barrosense neste início de século XXI.

“Para conhecer Barroso é preciso transitar do micro ao macro, conhecer as histórias e tradições do povo, seus modos de vida, mas também a forma como a cidade e sua gente se inserem na região, no estado, no país e no mundo”, trecho da apresentação.

Quem também escreve e assina o prefácio é o jornalista barrosense, Bruno Ferreira, editor-chefe do jornal e site Barroso EM DIA. “Este foi um trabalho idealizado pelo Antônio no início do ano passado. Contribuí com um texto de apresentação do jornal e falando também das qualidades do Antônio como colunista do Barroso EM DIA. Aliás, ao lado de nomes como Paulo Terra, que também faz uma apreciação sobre o livro, Luiz Moreira e Marcos Magalhães, Antônio ajuda a formar uma equipe de colunistas que comungam da linha editoral do jornal. Parabéns ao Antônio. Todos os artigos agora estão impressos na história”, diz Bruno.

PRIMEIRO LIVRO

O livro de Antônio é uma espécie de continuidade do impresso de Geraldo Napoleão de Souza, avô dele, que escreveu o livro Subsídios para a História do Município em 1979. Na oportunidade, o ex-prefeito de Barroso, descreveu, em 122 páginas a recente história de Barroso. “Jamais tive a pretensão de situar-me na condição de historiador, mas, para mim é função gratificante, contribuir, de alguma forma, para a história de Barroso…”, escreve Geraldo na introdução do livro que fala das tradições, dos locais, das construções, enfim, é uma espécie de guia da época que tem fotos e ilustrações dos anos 70.
ASILO

“É com muita alegria que anúncio o lançamento de meu livro “Conhecer Bar- roso: subsídios para a história recente do município. Devido ao momento de pandemia, será um evento restrito ao público e transmitido pela mi- nha página aqui no Facebook”, diz Antônio nas redes sociais na véspera do lançamento.

Para adquirir seu exemplar, entre em contato com Antônio nas redes sociais. Toda a renda da venda do livro será doada às instituições sociais do nosso município, especialmente ao Lar Nossa Senhora de Fátima, que através de funcionários do Asilo, entrega o livro na sua residência. Para falar com o Lar Nossa Se- nhora de Fátima basta ligar 3351-1259 e fazer o pedido do livro Conhecer Barroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *