Compartilhe:

Uma nova temporada da série Historiadores Mineiros, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHMG), contempla o nascimento de Basílio de Magalhães, ocorrido em Barroso, na localidade denominada “Cangalheiro”, próximo a rodoviária da cidade.

Basílio de Magalhães, embora ainda permaneça pouco conhecido na cidade onde nasceu e sem homenagens publicas, foi uma figura de grande relevância na primeira República, tendo inclusive recebido o convite do Presidente Venceslau Brás para Dirigir a Biblioteca Nacional em 1917.

Retornando a Minas Gerais na década de 1920 e militando na politica, ocupou os cargos de Agente Executivo na cidade de São João del Rei , Senador Estadual e Deputado Federal de 1924-1929. Contudo, se consagrou como escritor tendo publicado quase uma centena de livros.

Para o professor e historiador Wellington Tibério, este trabalho de resgate é muito importante porque revela as origens de um menino pobre, com uma família sem recursos e que se destacou no cenário nacional. “Ele voltou a Barroso em 1922 como senador, foi recebido por amigos e parentes e depois ofertou uma quantia em dinheiro para as obras da Igreja de Sant’Ana”, conta Tibério.

A homenagem do Instituto Histórico finaliza com o dobrado “Basílio de Magalhães” gravado pela Banda de Música Municipal de Barroso em 2008. Foi um trabalho de resgate da memoria do Historiador e de valorização de uma das nossas manifestações culturais mais preciosas” finaliza o historiador.

A série Historiadores mineiros é coordenada pelo professor e associado Francisco Eduardo de Andrade e mediada pelos associados Adalberto Andrade Mateus e Márcia Maria Duarte dos Santos, que apresentam, por meio de entrevistas e reflexões sobre a trajetória intelectual de Historiadores mineiros que se destacaram nos séculos XIX e XX.

Confira no Youtube o trabalho desenvolvido pelo pesquisador Thiago Souza Junior (UERJ) sobre a trajetória de Basílio de Magalhães, no ensejo dos 147 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *