Compartilhe:

A Emater-MG e a Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes vão unir esforços para ampliar as ações de desenvolvimento do turismo rural na região. No sábado passado (11/9), o presidente da empresa mineira, Otávio Maia, e o presidente da associação e prefeito de Ritápolis, Higino Zacarias de Sousa, assinaram um termo de cooperação técnica, durante uma solenidade na Estação Chagas Dória, em São João del-Rei, região Central de Minas Gerais.

Entre os objetivos do acordo, está a orientação aos agricultores familiares na regularização e habilitação de atividades das agroindústrias familiares e de serviços de turismo rural.  A Emater-MG irá divulgar junto aos produtores, dos municípios com os quais possui convênio firmado, a oportunidade de diversificar a atividade rural.

O Circuito Turístico da Trilha dos Inconfidentes abrange 26 municípios: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.

“A Trilha dos Inconfidentes já é uma região turística muito forte, onde o turismo rural pode ser melhor explorado, sendo uma nova oportunidade de renda para os produtores. Já temos diversas ações realizadas nesta região. Agora, por meio do acordo de cooperação técnica, iremos fortalecer ainda mais este trabalho para promover o turismo rural, que foi muito afetado durante a pandemia”, afirma o diretor- presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Para o gestor do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Marcus Vinicius Januário, o acordo vai aliar o conhecimento que a Emater-MG possui no trabalho junto aos produtores rurais, com a experiência que a associação tem em trabalhar com o turismo.  “Vamos mostrar ao turista toda a nossa potencialidade rural, principalmente gastronômica, além das experiências memoráveis que ele pode ter, de ver como é uma colheita, como são feitos os produtos”, explica.

A região que abrange o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes começou a ser povoada no século 18, por causa da mineração.  Atualmente, ela atrai os turistas pela sua arquitetura histórica, eventos culturais, cachoeiras, artesanato e gastronomia. Um dos destaques é a Rota do Queijo Terroir Vertentes, vencedora do segundo lugar na categoria Turismo de Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo, do 1º Prêmio Nacional do Turismo, promovido em 2018.  A criação da rota contou com a participação da Emater-MG.

“Se não fosse a parceria da Emater dentro desse projeto da Rota do Queijo, a gente não teria conseguido avançar nesta questão do turismo rural”, afirma Marcus Januário.

No final de agosto, a Emater-MG também assinou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria do Estado de Cultura e Turismo para o desenvolvimento do turismo rural no estado. Entre as ações previstas estão a identificação de potencialidades regionais e apoio para a comercialização de produtos locais junto aos visitantes, além da elaboração de roteiros em segmentos específicos.

Informações: Emater-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *