Compartilhe:

O Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais chegou à sua 10ª edição e teve toda a programação realizada de forma virtual. Com o tema “A influência italiana no Desenvolvimento, na Cultura e nos Esportes em Minas Gerais”, as atividades foram realizadas entre 6 e 10 de outubro, com transmissão pelo canal do Seminário no YouTube.

A ideia da realização da 10ª edição do seminário, na modalidade virtual, surgiu durante a pandemia. Para os organizadores a realização da primeira edição inteiramente online seria uma oportunidade de atrair participantes e público de todas as regiões de Minas Gerais interessados no tema.

Entre os participantes, está o historiador barrosense Wellington Tibério, que se declarou muito orgulhoso de participar do evento, mesmo que sem apoio e sem incentivo municipal.

Sobre a relevância da imigração italiana no contexto nacional vale destacar que a lei 11.687/2008 estabelece o dia do imigrante italiano do Brasil e assim reconhecendo a importância desta cultura na formação Histórica e Cultural do País. Relembre a matéria sobre as famílias italianas em Barroso, clique aqui!

No total foram 14 encontros, distribuídos durante os cinco dias do evento, com a participação de 62 palestrantes, entre mediadores das mesas, apresentadores de trabalhos, e convidados. A cada encontro, após as apresentações dos trabalhos foi realizado debate para promover uma maior interação dos participantes e um maior enriquecimento de ideias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *