Barbacena é vencedora no Desafio SENAI de Projetos Integradores

Compartilhe:

Placas solares para fogão que evitam a queima de gás convencional, lavanderia que funciona com água da chuva, alarme inteligente que apita quando o gás estiver acabando.

Essas são algumas das inovações apresentadas no Desafio SENAI de Projetos Integradores. O estado de Minas Gerais é ganhador em duas categorias na etapa nacional do desafio: Aprendizagem Industrial e Voto Popular.

As indústrias cadastram problemas reais do dia a dia na plataforma do Itinerário SENAI de Inovação e alunos de todo o país se debruçam sobre eles em busca de soluções. Na edição 2018 foram mil e 151 projetos postados.

O projeto vencedor na categoria Voto Popular é do SENAI aqui de Barbacena, através do aluno de Alvenaria e acabamentos Matheus Ferreira de 18 anos.

A equipe foi composta por alunos de Aprendizagem Industrial em Manutenção Mecânica, Instalações Elétricas Industriais e Alvenaria e Acabamento. Rentável, inovador e sustentável, o projeto Re-Glass Soluções em Concreto atendeu à empresa MB TEMPER VIDROS LTDA, para dar uma destinação adequada para aparas de vidro. O resíduo que ficaria no meio ambiente por cerca de quatro mil anos foi destinado à confecção de artefatos de concreto para fins sociais. A produção é destinada a instituições filantrópicas.

A equipe vencedora do terceiro lugar na categoria Aprendizagem Industrial é do SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte. A equipe desenvolveu um dispositivo de automação de uma persiana que fecha quando detecta incidência de chuvas. Um sistema de acionamento automatizado e também remoto, que através de um sensor de chuva, se comunica com uma central de comando acionando uma persiana impermeável, que impede a entrada da chuva no ambiente.

Nesta 4ª edição 53 escolas SENAI participaram do desafio, com 250 projetos em todo o estado de Minas Gerais.

Barbacena Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *