Compartilhe:

A nossa velha e péssima mania de esquecer a dor, as cicatrizes, a história, a própria história. Um povo que não tem memória não tem vida, não tem destino, não tem vitória. Não podemos aceitar que se perca no tempo a luta de homens que fizeram a diferença em prol do nosso município.

Geraldo Napoleão de Souza não é apenas mais um na multidão. Foi nosso primeiro prefeito que, apesar de ter um busto na principal praça do município, insiste em ser esquecido por alguns. Não só ele, mas homens como Gustavo Meireles, Salomão Barroso, Antônio da Costa Nogueira e tantos outros que contribuíram para que nos tornássemos uma cidade, jamais poderiam ser esquecidos.

A parede do esquecimento e da ignorância está concretada com um cimento de qualidade que nós do jornalismo tentamos, todos os dias, quebrar, com ferramentas simples e eficazes como educação, lembrança, valorização e prestígio. Não é fácil e não será, nunca, mas insistiremos em dar valor a quem de fato merece. Obrigado, Geraldo Napoleão de Souza e tantos outros que contribuíram para o crescimento da cidade antes e principalmente depois da emancipação de 53.

Homens e histórias não faltam, o que falta mesmo é reconhecimento, algo tão longe em um tempo onde é tão fácil ficar perto. Com as mídias sociais e o tal celular, só se comprova que ninguém mais está só, mas ao mesmo tempo, ninguém mais está presente. Fotografam tudo, filmam tudo e não lembram de nada.

Pobres mortais que insistem em querer apagar a história. Os nomes e quadros nas paredes não são enfeites, são parte da história de uma cidade que vem sendo construída em cal, em cimento, em amor e falta de reconhecimento por parte de algumas pessoas.

Valorize nossa história, tudo que acontece agora, também será história.

por Bruno Ferreira

3 Comentários

  1. Obrigado pela menção ao papel desempenhado pelo meu pai no processo de emancipação de Barroso e como primeiro prefeito do Município. Parabéns pelo texto e pelo destaque dado à importância de se conhecer a história do Município e dos personagens que deixaram seu legado em benefício de todos.

  2. PARABENS BRUNO BALA PELA INICIATIVA DE NÃO DEIXAR A NOSSA HISTORIA SE APAGAR NO TEMPO. HEROIS BARROSENSES

  3. Parabéns ao jornalismo por este importante resgate da memória do primeiro prefeito de Barroso, que construiu uma trajetória de vida exemplar e lutas em prol da autonomia de nossa terra , foi um líder político de grande prestígio ao ponto de receber homenagens públicas de seus adversários políticos em reconhecimento ao seu trabalho .Desde os tempos em que Barroso figurava como distrito lá estava Geraldo defendendo as reivindicações do nosso povo ! O esquecimento em torno da memoria do primeiro prefeito por parte da atual gestão municipal foi um lapso imperdoável parece que a História nunca constou na agenda e entre as pautas desta administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *