Apesar da elevação nos casos de Covid, Barroso segue na Onda Verde assim como todas as macro e microrregiões que integram as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Nessa quarta-feira (17), foi confirmado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) que a doença está em evolução na cidade. No final de outubro a evolução da média móvel dos casos era 0.43; no início de novembro caiu para 0.14; e agora a média é de 2.29 no município.
Mas, mesmo os dados mostrando uma grande elevação na média dos casos, Barroso vai permanecer por mais duas semanas na Onda Verde do “Minas Consciente”. A atualização foi divulgada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 após reunião realizada nessa quinta-feira (18).
Durante a divulgação, a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informou que no Estado a taxa nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivas para a doença está em 18,33% e na enfermaria a ocupação é de 5,08%.
Desde o dia 17 de julho a macro Sudeste está na fase menos restritiva do programa estadual. Já a Centro-Sul avançou para a mesma etapa no dia 31 do mesmo mês. A região Leste do Sul foi a última a ir para a Onda Verde, a mudança ocorreu no dia 21 de agosto.
Confira o último Boletim Epidemiológico de Barroso: