A macrorregião do Centro-Sul regrediu para a Onda Amarela do programa “Minas Consciente”, após reunião semanal realizada nesta quarta-feira (23) pelo Governo de Minas. Na semana passada, o Estado havia classificado a região dentro da Onda Verde, a menos restritiva do plano de retomada econômica.
De acordo com o programa, a regressão de uma onda ocorre quando os índices de número de casos confirmados, óbitos e hospitalizações por Covid-19 apresentam um aumento considerável e um possível comprometimento na rede pública de saúde da macrorregião.
Além da Centro-Sul, as macrorregiões Triângulo do Sul e Oeste também regrediram da Onda Verde para a Onda Amarela.
As novas classificações passam a valer no próximo sábado (26), após publicação no Diário Oficial. A classificação das microrregiões não foi informada. Segundo o governo estadual, a atualização das ondas das microrregiões está prevista para ser divulgada na tarde desta quinta-feira (24).
Volta às aulas
Também nesta quarta-feira, as secretarias de Estado de Saúde e de Educação anunciaram em entrevista coletiva que as cidades que estão na Onda Amarela poderão retomar as atividades presenciais do ensino superior a partir da próxima semana.
á as cidades que estão na Onda Verde também poderão voltar com as aulas da educação básica a partir de 5 de outubro. Entretanto, caberá aos prefeitos definir se vão ou não retomar as aulas presenciais, ainda que estejam em uma região autorizada pelo governo do estado.
Macrorregião Centro-Sul
Veja as cidades do Centro-Sul que aderiram ao programa até o momento:
- Alto Rio Doce
- Antônio Carlos
- Barbacena
- Barroso
- Capela Nova
- Carandaí
- Cipotânea
- Desterro de Entre Rios
- Desterro do Melo
- Dores de Campos
- Entre Rios de Minas
- Ibertioga
- Lagoa Dourada
- Paiva
- Piedade do Rio Grande
- Piranga
- Prados
- Ressaquinha
- Santa Bárbara do Tugúrio
- Santa Cruz de Minas
- Santa Rita de Ibitipoca
- São João del Rei
- Senhora dos Remédios