Nesta terça-feira, dia 07 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Jornalista. Na mesma data, está pautada na Câmara dos Deputados a votação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que reinstitui a obrigatoriedade de diploma e registro profissional para o exercício da profissão de jornalista.
Caso vá mesmo a plenário, a PEC tem boas chances de ser aprovada, segundo as contas informais de líderes da Câmara.
A exigência do diploma foi derrubada em 2009, em plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, o Decreto-Lei n. 972/69, que exigia do diploma, foi derrubada por oito votos a um.
DIA DO JORNALISTA
A versão mais consistente para a escolha desta data como Dia do Jornalista remonta ao período do Império: a data é comemorada em 7 de abril em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830; essa morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Por causa disso, a data foi escolhida para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por Gustavo de Lacerda, em 1908. – Informações Jornalistas & Cia

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.