Compartilhe:

1509033_630283297094747_2382912587326630901_nMarislene Ferreira Napoleão Barros e Geraldo Cosme Pinto receberam, na última quinta-feira (11), no Plenário da Câmara Municipal de Barroso, a Comenda Mário Braz de Souza. As medalhas foram entregues na Reunião Solene que contou com a presença da Prefeita, Eika Oka de Melo (PP), do vice-prefeito, João Pinto (PMDB), vereadores e autoridades do município. Diplomas de Honra ao Mérito e Títulos de Cidadãos Honorários também foram entregues no evento festivo.

10857897_630283337094743_8450973952686212138_nA medalha Mário Braz é a mais alta honraria da Casa Legislativa e foi criada em 2005, no Jubileu de Ouro da Câmara, pelo então Presidente da Casa, Reinaldo Gambá (PSDB). Conhecida, de acordo com a Resolução 164/2005, como “Comenda do Mérito Legislativo Vereador Mário Braz de Souza, a premiação é entregue a cidadãos de destaque e que tenham prestado relevantes serviços à sociedade. A Comenda também pode ser concedida “póst-mortem”, à família do falecido. Um dos agraciados na última reunião, Geraldo, o Lalado Pinto, como é conhecido, emocionou os presentes com seu discurso sobre a importância de Mário Braz. Lalado re-lembrou o episódio do nascimento do seu irmão caçula, Antônio Marcos Pinto, que foi realizado por Mário Braz, ocasião em que sua mãe e seu irmão quase faleceram, mas a dedicação e a competência do Doutor salvaram suas vidas.

REINALDO GAMBÁ

Para o criador da Honraria, Reinaldo, os vereadores perceberam a necessidade de se criar uma Comenda, como a maior honraria a ser concedida pela Câmara. “O objetivo principal de sua criação era e é distinguir pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Município e de libada conduta”, diz. De acordo com Gambá, a referida medalha leva o nome do ex-vereador Mário Braz de Souza, pois, além de um grande homem e político, em sua vida demonstrou o sentimento de devoção à comunidade, a adesão aos princípios norteadores da democracia, da ética e da responsabilidade social. “Cabe destacar que quando foi instituída a referida Comenda o Senhor Mário estava vivo. Fico feliz em saber que a Câmara Municipal está dando continuidade a este grande projeto”, ressalta.

A PRIMEIRA

A primeira medalha foi entregue ao Doutor Hélio de Souza pelo reconhecimento do trabalho de seu pai, in memoriam,  para a comunidade barrosense. Ao todo, desde sua criação em 2005, 37 medalhas já foram entregues. Deste total, apenas quatro foram entregues a mulheres. Mais da metade foi para ex-políticos do município, vereadores ou prefeitos. Quatro padres também já receberam a Comenda.  Confira ao lado o quadro com todos os agraciados com a Comenda Mário Braz de Souza até os dias atuais.

COMENDA MÁRIO BRAZ DE SOUZA 

(RES. 164, de 21 de novembro de 2005)

2005
– Doutor Hélio (In Memoriam Mário Braz)
– Joaquina de Souza
– Eika Oka de Melo
– Baldonedo Arthur Napoleão
– José Orlando de Melo
– Tarcísio Fernando de Mendonça Terra
– João Emídio Filho (In Memoriam)
– Brasilino dos Reis Melo (In Memoriam)
– Genésio Graçano (In Memoriam)
– Professor Paulo Terra
2006
– Professor Antônio de Oliveira Júnior
– Padre Fábio José Damasceno
– Iclair Graçano (In Memoriam)
– João Diogo Sobrinho (In Memoriam)
2007
– Helvécio Luiz Reis
– Arnaud Baldonero Napoleão
(In Memoriam)
2008
– Padre Pedro de Jesus Wiermann
– Nilton Mateus
– Rubem Geraldo de Castro
2009
– Adelmo Ferreira Graçano
– Célio Reis
– Antônio Maria Claret de Souza
2010
– Domingos Sávio Lamounier
– Inimá Rodrigues Pereira
– José Ladeira Sobrinho
2011
– Reinaldo Aparecida Fonseca
– João Epifânio Pinto
– Albino Luciano Nogueira
2012
– Francisco Rodrigues Pereira
– José Bernardo Meneghin
– Vera Aparecida Rodrigues Pereira
2013
– Padre João Rodrigues de Paula
– Padre Geraldo Magela
– Moacir Do Nascimento Ferreira
2014
– Dom Frei Célio de Oliveira Goulart
– Geraldo Cosme Pinto
– Marislene Ferreira Napoleão Barros

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.