Compartilhe:

O texto “Jacaré, o Boi Cavalo”, do publicitário barrosense Paulo Alexandre Coelho, vai virar filme através do Projeto “Revelando os Brasis”. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Barroso e confirmada pelo próprio Paulo Alexandre na sexta-feira, 11 de agosto.

Trata-se da história real que conta sobre o boi de estimação do senhor Darcy Mendonça, falecido há pouco tempo em Barroso. O boi, chamado Jacaré, é personagem de diversas reportagens, inclusive para canais de televisão como Globo e Record. O animal é adestrado, atende a comandos diversos e aceita a montaria como se fosse um cavalo.

O publicitário Paulo Alexandre
O publicitário Paulo Alexandre

À Rádio Liberdade FM, Paulo Alexandre destacou que ele resolveu inscrever o texto no concurso há cerca de três anos. “Isso aconteceu há três anos atrás. Inscrevi o meu texto para um concurso da Petrobras e nem me lembrava mais. Só que há umas duas semanas recebi a ligação deles, me informando sobre a escolha do meu texto. Eles me informaram que meu texto estava entre as finalistas e me perguntaram se eu teria condições de contar essa história em vídeo”, relatou o barrosense.

O publicitário lembra que o concurso permitia a inscrição de três histórias. Além do boi-cavalo, ele escreveu outras duas: uma sobre o tradicional “Buraco do Lobisomen”, referência ao bairro Josefina Coelho; e outra sobre o barrosense Juquinha Araújo, que escreveu um livro há algum tempo. No entanto, apenas a história do boi foi selecionada, dentre, segundo ele, mais de 10 mil autores participantes.

Nos próximos dias, Paulo Alexandre pega a estrada rumo ao Rio de Janeiro, onde deve se reunir com uma equipe para alinhar o roteiro e definir detalhes da gravação do filme. “Chegando de volta do Rio já deveremos gravar durante uma semana e depois começam a produzir o filme, que deve rodar o Brasil inteiro em um circuito cultural da Petrobras”, concluiu o barrosense.

Confira uma reportagem da Rede Globo sobre o Boi Cavalo neste link.

Captura de tela 2017-08-13 18.39.48

Uma postagem na página da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura destacou o feito do barrosense:

“Duas histórias do interior mineiro vão virar filmes do Revelando os Brasis VI”

Minas Gerais tem duas histórias entre as 15 selecionadas pela sexta edição do Revelando os Brasis. De Barroso, município localizado a cerca de 200 km de Belo Horizonte, no centro-sul do estado, vem a história de Jacaré, um boi com vida de cavalo. Ainda bezerro, o animal foi adestrado pelo Senhor Darcy com o carinho e o tratamento reservado aos cavalos. Jacaré cresceu, aprendeu a usar sela, a cavalgar e até a participar das cavalgadas da região. Baseado em fatos reais, a história “Jacaré, o Boi Cavalo”, foi contada pelo publicitário Paulo Alexandre Coelho, morador de Barroso.

Captura de tela 2017-08-13 18.39.30

Do extremo oposto de Minas Gerais vem a história “Carambola – O Destino de Um Povo”. Urucuia está localizada no noroeste mineiro, distante cerca de 600 km da capital. Lá, uma família descendente de escravos remanescente de uma comunidade quilombola vive isolada, numa região de solo pouco fértil, casas feitas de pau a pique e telhados de folha de coqueiro, sem nenhuma infraestrutura urbana, como água encanada, escola e transporte público. Com poucos recursos de subsistência, mas uma herança de sabedoria e resistência, a comunidade e seus personagens, como a matriarca Joana Martiliana, sua vida simples e seu passado escravo, estão retratados na história, de autoria do artista visual Marcelo Rodrigues dos Santos, morador de Urucuia.

Veja mais em: www.revelandoosbrasis.com.br

Informações e texto Rádio Liberdade FM Barroso

Imagens G1 TV Integração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *