Compartilhe:

IMG-20150208-WA0016Toda a chuva que atingiu o município de Carandaí no decorrer dessa semana, nem nenhuma outra que caiu nesse inicio de 2015, se comparou à força e nem à destruição e prejuízo causada pela tempestade que caiu em Carandaí no último domingo (08).

A chuva, que assim como desde o inicio da semana, caiu incessantemente, mas sem grandes transtornos, começou a mostrar toda sua força mais para o fim da tarde, onde se tornou um temporal torrencial e sem trégua. Não demorou muito para velhos problemas referentes às chuvas voltarem a incomodar; no entanto, diferentemente dos demais casos de alagamento que já ocorreram no município, a chuva não cessou e o nível da água não parou de subir, atingindo níveis críticos nunca antes registrados.

IMG-20150208-WA0014Muitos carandaienses enviaram à equipe do CDInews, fotos e relatos sobre os pontos de alagamento em seus bairros, ruas e casas:

No Calçadão, região central de Carandaí, pelo menos três (03) carros ficaram parcialmente submersos devido pela água; o nível do alagamento subiu mais que o normal e acabou invadindo casas e comércios que nunca antes haviam sido atingidos.

O nível do Rio Carandaí, que corta o município, sumiu rapidamente e, por muito pouco, não transbordou. No ano de 2014, o município, pensando no risco de transbordamento do rio em época de chuva, realizou diversos trabalhos de desassoreamento do rio.

Em alguns bairros, a rede de esgoto foi atingida e acabou voltando para dentro das casas, causando muito sujeira e mau cheiro.

Os bairros Estação e Praia também foram muito atingidos: Devido aos níveis bairros de muitos lotes, a chuva acabou transformando os quintais em verdadeiras piscinas, invadindo casas e comércios, ocasionando muita lama e sujeira.

Com a força da chuva, dos ventos e do nível da água na região central, um muro acabou cedendo.

IMG-20150208-WA0029

RISCO DE DESLIZAMENTO POR CARANDAÍ

O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) alerta para certas áreas com risco de deslizamento para o município de Carandaí.

Dentre as áreas de risco estão: Caiera Velha, Vila Dombe, Vale Verde, Barro Celine e Bairro Santa Cecília.

 

PREFEITURA BUSCA PROVIDÊNCIAS PARA AJUDAR OS AFETADOS

Logo após os primeiros casos de danos e prejuízos por Carandaí e a eminência de que o caso iria piorar, uma equipe da Prefeitura Municipal de Carandaí, juntamente com a Defesa Civil Municipal, se reuniu para fazer uma reunião, a fim de nortear os caminhos a serem tomados no decorrer das próximas ações. Uma divisão foi formada para atender a todos os pontos mais atingidos em toda Carandaí.

 

Informações CDI News

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.