São João del Rei recebe, nesta terça-feira (12), o “Seminário de Estruturação do Fórum Regional: Lixo e Cidadania”. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Urbano da cidade, Paulo César Giarola, o objetivo é trabalhar em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas) um plano para os 18 municípios participantes, propondo a implementação do aterro sanitário e que cada cidade trabalhe em conjunto com os catadores.
“A lei 12.305 estipula o fim dos lixões e também determina que o material reciclado não vá para o Aterro Sanitário. Além disso, diz que nessa triagem é preciso respeitar os catadores que sobrevivem desse material. Então, nosso fórum trabalha com o objetivo de apoiar o órgão gestor na implantação desse plano, com a inclusão desses catadores”, comentou.
O evento será das 8h30 às 12h30, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes(Amver), localizada na Avenida Leite de Castro, nº 1364. Foram convidados representantes dos 18 municípios do consórcio.
Confira a programação:
– 8h30 – Credenciamento
– 9h – Abertura
– 9h20 – Histórico e objetivos da parceria
– 9h40 – Novo marco regulatório – com o Promotor de Justiça Bergson Cardoso Guimarães
– 10h10 – café
– 10h25 – Programa Minas Sem Lixões – com Eualdo Lima Pinheiro, pesquisador da Fundação Israel Pinheiro
– 10h55 – Sinopse dos avanços e dificuldades para implementação da nova política de gestão ambiental sustentável – com Aurélio Suenes, presidente do Cigedas
– 11h25 – Ações estratégicas para implantação do Fórum Regional Lixo e Cidadania dos Municípios do Cigedas – com Roberto Lira, secretário executivo do Fórum Lixo e Cidadania de São João del Rei
Informações do site g1.globo
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.