Compartilhe:

A Fbac – Fraternidade Brasileira de Assistências aos Condenados realizará durante os dias 13 a 16 de julho de 2017, na cidade São João del-Rei , o 8º Congresso das APACs. O evento discutirá o processo de expansão das APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) nas esferas jurídicas e públicas e aguarda a presença de 400 pessoas.

O congresso será uma oportunidade para refletir sobre a construção de um sistema carcerário humanizado, que trabalhe em prol da recuperação e socialização de detentos, além de mostrar a importância do apoio governamental e de outras instituições para a causa. Sob o tema “Somos Todos Recuperandos” o congresso trabalhará valores como a unidade do movimento apaqueano e a importância de parceiros, voluntários e simpatizantes na idealização de um novo sistema carcerário no Brasil e no mundo.

O evento terá a presença de profissionais de áreas jurídicas como a Dra. Valma Leite da Cunha, da Procuradoria Geral de Minas Gerais e o Dr. Francisco Kupidlowski, Secretário de Estado de Administração Prisional – MG, além de representantes de APACs internacionais.

Durante os três dias de evento diversas atividades serão feitas com os congressistas, como oficinas de valorização humana, tratamento de dependentes químicos e comunicação e marketing. Além das oficinas, o congresso realizará apresentações artísticas com os corais de recuperandos (as) das diversas APACs do Brasil e exibição de filmes.

Sobre a FBAC

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que tem a missão de congregar e manter as APACs, tanto nacionais quanto internacionais.

Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs.

Sobre a APAC São João del-Rei

A APAC é uma instituição sem fins lucrativos que atua em âmbito nacional e que promove a reinserção de sentenciados à sociedade. O projeto baseia-se na metodologia apaquiana que é constituída sob 12 pilares, entre eles a participação da comunidade e da família na recuperação do preso, o apoio às vítimas e a espiritualidade.

A unidade de SJDR foi criação em julho de 2008 através da iniciativa do atual presidente da unidade Antônio Carlos de Jesus Fuzatto. A metodologia apaqueana existe desde 1972, quando o advogado e jornalista, Mário Ottoboni viu a necessidade da reformulação do método carcerário no Brasil.

Entre as atividades desenvolvidas dentro das Apac’s esta a capacitação profissionalizante, através dos diversos cursos como serralheria e marcenaria e do eficaz método educacional, tendo uma escola que vai desde o ensino fundamental até o ensino superior à distância. A APAC faz parte da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado- Fbac, que gerencia todas as unidades do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *