Compartilhe:

santa_casa

O Serviço de Oncologia instalado na Santa Casa da Misericórdia de São João del Rei, além do tratamento de quimioterapia contra o câncer, que era oferecido há 11 anos, deu início a outra terapia complementar para a doença. Trata-se da instalação de um acelerador de partículas, que realiza a fase de radioterapia.

Com isso, cerca de meio milhão de pessoas da Região das Vertentes e das cidades vizinhas à Vertentes passam a ser beneficiadas, inclusive com tratamento pelo SUS (Serviço Único de Saúde), entre elas Barbacena, lavras, Conselheiro Lafaiete, entre outras. Uma importante vantagem é que acaba a necessidade de grandes deslocamentos dos paciente e acompanhantes para Belo Horizonte e outros centros que oferecem o tratamento similar.

O novo tratamento exigiu investidos da ordem de R$5 milhões na importação do acelerador de partículas, outros equipamentos, obras civis, adequações, licenciamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, contratação de pessoal ultraespecializado e manutenção dos equipamentos, cujos custos são elevadíssimos.

Para o diretor do Serviço de Oncologia, o médico José Flávio de Andrade, a criação do serviço de radioterapia em São João del Rei coloca a cidade em posição de destaque no cenário nacional pelo fato de que, ainda no Brasil, o tratamento tem oferta reduzida, às vezes até escassa.

 

Informações da Assessoria de Comunicação da Santa Casa

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.