A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completa 165 anos de história nesta quinta-feira (20). A entidade é conhecida por sua história de assistência à saúde não só de Barbacena, mas de toda a Macrorregião Centro Sul, que atualmente responde por 51 municípios.
Em seu serviço, 90% são voltados para o Sistema Único de Saúde – SUS, prestando também atendimento particular e por meio de convênios. Seu funcionamento se pauta em ações de parceria, principalmente com o setor público das esferas Federal, Estadual e Municipal.
Além disso, chega às suas mais de dezesseis décadas sendo uma referência materno-infantil, o que levou a Santa Casa a conquistar o titulo de Hospital Amigo da Criança. Integra também a Rede Cegonha, serviço que busca proporcionar ajuda as mães, gestantes e bebês, em atividades como aleitamento materno e a coleta de leite humano por meio de sua Agência de Leite.
Atualmente, a população tem à disposição na Santa Casa, a Clínica de Pediatria, Clínica de ginecologia e Obstetrícia (local de nascimento dos bebês), Pronto Atendimento Pediátrico, UTI Neo Natal, Clínica Médica, Clínica de Cirurgia, Clínica de Ortopedia, Clínica de Neurocirurgia (referência em neurocirurgia de alta complexidade), Clínica de Nefrologia, Clínica de Álcool e Drogas, Pronto Atendimento de Convênio e Particular e UTI Adulto.
Integra ainda em suas atividades, a Casa da Gestante, que abriga e dá atenção às puérperas (mães) que necessitam estar acompanhando seu filho na UTI Neonatal e não têm onde permanecer durante este período. Tem ainda a Casa do Velho Amigo, uma instituição que abriga idosos de longa permanência sem fins lucrativos.