O anúncio do presidente Michel Temer (MDB), de que vai empregar o uso das Forças Armadas contra a Greve dos Caminhoneiros, na noite dessa sexta-feira (25), não afastou os manifestantes dos postos de paralisação na região.
Pelo menos em Barroso e São João del Rei (BR 265) e Barbacena (BR 040), de acordo com os manifestantes, continua intensamente e firme a greve dos caminhoneiros.
Em um grupo de WhatsApp “Barroso também Vai Parar”, que a reportagem do Barroso EM DIA teve acesso, os manifestantes falam em seguir firme. “Parece que cada atitude do governo nos dá mais força”, diz um dos integrantes. Já um outro relata que a população começou apoiar mais depois das palavras do presidente.
Ainda de acordo com informações, em Barbacena, onde há um número maior de caminhoneiros manifestando na BR 040, um advogado está orientando os manifestantes como devem agir caso as Forças Federais entrem em ação.
Os rumores de que o Exército de São João del Rei, 11Bi Montanha, poderia agir nessa sexta-feira não se confirmou. O Barroso EM DIA conseguiu contato com alguns soldados e os mesmos garantiram que até agora nada foi repassado nada do que se diz respeito a intervenção.
A Assessoria de Imprensa do 11Bi não foi encontrada para manifestar sobre a possibilidade de ação do Exército na região.
Portanto, o sábado (26) ainda é de paralisação em Barroso e região. Até o momento (10h), nenhum caminhoneiro saiu do trevo da cidade.
“Uma coisa que não estou entendo, talvez eu não tenha muito estudo e você possa me explicar: o governo disse que vai colocar as forças armadas para desobstruir as rodovias? Não estou vendo nenhuma rodovia obstruída aqui em Barroso e região. O que vejo são caminhoneiros, uma classe unida, cruzando os braços e negando seguir viagem. Isso é crime?”, diz um motorista que está no trevo de Barroso.
POPULAÇÃO
A população barrosense está se organizando para mostrar apoio aos manifestantes no trevo da cidade. Na manhã deste domingo (27) está marcada uma caminhada de apoio até o trevo. A concentração acontece a partir das 9h na Praça Sant´Ana.