Foi realizada na noite desta quinta-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal de Barroso, a Reunião Solene em Comemoração ao Dia da Consciência Negra.
O evento contou com a participação do GIRB (Grupo de Igualdade Racial de Barroso), Banda de Congada e Moçambique Nossa Senhora do Rosério de Barroso, Grupo de Capoeira Malandragem de Angola e grupos de Hip Hop.
Além das diversas apresentações culturais, foi realizada uma homenagem póstuma, através de um vídeo do Hino à Negritude, ao Padre Raimundo Inácio, apoiador do GIRB e ao senhor Geraldo Pereira da Silva, Capitão da Guarda de Congado e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Barroso, ambos falecidos em 2014.
O Hino à Negritude, uma composição com mais de 70 anos de idade assinada por Eduardo de Oliveira, militante histórico do movimento negro no Brasil e primeiro vereador negro de São Paulo. Em maio deste ano, uma lei sancionada pela presidente da República oficializou o hino e determinou que ele seja “entoado em todas as solenidades dirigidas à raça negra”.
O GIRB também fez suas homenagens, através da entrega dos certificados de Destaque 2014. A Primeira homenagem foi para AUANA ROBERTA RODRIGUES ARAÚJO MELO, trenel do grupo de capoeira “Malandragem de Angola”, que pratica há 11 anos a capoeira e ministra aulas junto com seu professor e pai. O outro homenageado foi MARCO AURÉLIO SANTOS BORGES, o contra-mestre Guinho, que pratica capoeira há 30 anos e está sempre junto deste intercâmbio cultural com o GIRB.
O Presidente da Câmara Municipal de Barroso, Marco Antônio da Silva (Kiko do Bedeschi), em seu pronunciamento, ressaltou a importância da educação para e extinção dos comportamentos racistas. O presidente citou uma frase de Nelson Mandela, segundo a qual o ser humano não nasce aprendendo a odiar, ele aprende durante sua criação. Daí a importância de se educarem as crianças e essa educação vem principalmente através do exemplo dos adultos.
Em nome do Legislativo barrosense, falou a vereadora Marli Tôrres, que destacou a importância da luta pela igualdade racial, trazendo uma mensagem de reflexãoa todos os presentes.
Mauro Sérgio de Oliveira, Assessor da Procuradoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Barroso, justificou a ausência do prefeito Dr. João Epifânio Pinto e se pronunciou em nome do Poder Executivo. “Este mês de novembro possibilita-nos uma releitura da história dos negros na formação do povo brasileiro. A participação dos negros lastreou além do que a história se restringiu em verberar, qual seja, a serventia sob o chicote. Os negros contribuíram magistralmente para construir as riquezas e o legado cultural deste país. Os negros lutaram e ainda lutam por direitos e oportunidades”, declarou.
No dia 20 de novembro comemorou-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O Dia da Consciência Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial perante a sociedade. Além disso é enfatizado o respeito enquanto iguais, além de discutir e trabalhar para conscientização das pessoas e da importância da raça negra para formação cultural do povo brasileiro.
Para visualizar mais fotos da solenidade, acesse o perfil da Câmara Municipal de Barroso no Facebook ou clique aqui.
Informações e fotos do site oficial da Câmara.







Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.