As piscinas ficaram pequenas para ela. A nadadora barrosense, Ana Carolina Morais, quer mais, aliás, muito mais que as margens de uma simples piscina. Conhecida regionalmente pelas inúmeras medalhas de ouro conquistadas, a nadadora vai enfrentar, pela primeira vez na vida, a disputa em mar aberto, mais especificamente o mar de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde vai disputar mais uma etapa da prova Rei e Rainha do Mar. A primeira aconteceu no primeiro semestre do ano e Ana não conseguiu participar.

Porém, ela acabou de se inscrever para a segunda etapa da competição que acontece no Leme, em frente ao Posto 5, em setembro, no Rio. A barrosense que vai nadar pelo Clube do Remo, de Cataguases. Ana vai competir nadando na categoria Sprint, de 20 a 24 anos. Serão mil metros de provas no mar. A terceira etapa será no final do ano.
“Essa será minha primeira competição em águas abertas, ou seja, no mar. Estou disposta a dar o meu melhor. Não será uma prova fácil, nem rápida, serão mil metros de pura resistência, controle visual para saber em qual direção devo ir, controle total de respiração, sem contar com as mudanças que pode ocorrer no dia, como muito vento e mar bem agitado”, diz Ana que está ansiosa para sair um pouco da rotina. “Estou indo ciente que será uma prova complicada e que o que mais espero é voltar para casa com uma grande experiência esportiva e muito conhecimento”, explica a Menina de Ouro, lembrando que faltam menos de dois meses para a competição e já está imaginando como será cada braçada naquele mar. “Quero ir e fazer o melhor de mim. E mais, quero levar, como sempre levei, o nome da minha cidade comigo”, relata Ana que também vai a cidade maravilhosa com o apoio da Casa São Paulo, que sempre vem apoiando a nadadora através dos empresários Lalado e Mara.
CATEGORIA
O Sprint nasceu na 2ª etapa do Rei e Rainha do Mar em 2010, na Praia de Copacabana. A prova foi criada para atender aos pedidos dos nadadores por um percurso mais curto. O Sprint tornou-se a prova mais democrática do evento, proporcionando a participação de atletas de diferentes níveis técnicos.
A prova está marcada par acontecer às 8h do dia 27 de setembro, em Copacabana. Veja abaixo o desenho do percurso.
A COMPETIÇÃO
O Rei e Rainha do Mar nasceu em 2008, a partir do Desafio do Leme ao Pontal; uma prova de natação no mar, com um percurso de 35km, que separa a praia do Leme à praia do Pontal. O atleta Luiz Lima completou o desafio e finalizou essa longa travessia aquática, considerada uma das maiores já realizadas no Brasil. Por este fato é, até hoje, considerado o Rei do Mar.
Após o sucesso deste desafio, a Effect Sport lançou, no ano seguinte (2009), o evento chamado Rei do Mar. Este evento consagrou o circuito que mais tarde se tornaria o maior festival de esportes de praia do Brasil.
Em 2014, todas as etapas do ano bateram recorde de inscrições. Na primeira etapa, as praias do Leblon ao Arpoador receberam 3.100 atletas no total, e todas as provas fecharam as inscrições com vagas esgotadas. O aumento foi de 40% das inscrições em relação ao ano anterior. Além disso, o circuito recebeu representantes de 22 estados brasileiros.
Durante toda a sua existência, o projeto Rei e Rainha do Mar buscou realizar ações e parcerias que visam difundir a importância do desenvolvimento sustentável, da prática esportiva voltada ao bem-estar e da inclusão social. A organização ampliou consideravelmente as ações socioambientais promovidas em cada etapa e desenvolveu provas específicas para pessoas com deficiências (PCDs). A expectativa é que as parcerias continuem crescendo, e assim, contribuindo para uma maior conscientização dos atletas e fãs dos esportes de praia do Brasil.




Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.