Nos próximos dias, muitos empreendedores de Barroso terão a chance de mudar as suas vidas profissionais e reinventar os seus negócios. A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib), em parceria com o Sebrae-MG, traz à cidade o Empretec. O evento será promovido no período de 07 a 13 de abril. Antes disso, no dia 11 de março, haverá uma palestra de sensibilização, para apresentar aos potenciais participantes o seminário que será realizado. A sensibilização acontece a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Barroso, e o evento é gratuito.
O Empretec é um seminário de alto nível, destinado a empreendedores, e que busca desenvolver características de comportamento empreendedor em seus participantes. O programa tem a chancela da ONU (Organização das Nações Unidas) e, no Brasil, somente o Sebrae tem a autorização de promovê-lo. O Empretec caracteriza-se por fortalecer as características empreendedoras e fomentar a promoção de melhorias nos negócios. A partir deste seminário, o participante pode identificar seu potencial empreendedor e analisar com um outro olhar as oportunidades de mercado.
Para a empresária Dulcimara Souza, o Empretec a ajudou a ser mais metódica e ter mais controle dos negócios. “Pra mim foi um divisor de águas. O que eu sei, o que eu aprendi, o que eu fiz de diferente hoje na loja foi graças ao Empretec. Foi o melhor curso que eu fiz até hoje”, declara ela. Já Patrícia Ferreira pensava que o Empretec era apenas mais um curso e que, depois que ela participou do seminário, seus negócios expandiram e outras oportunidades apareceram. “Eu achava que era um curso como qualquer outro, mas foi muito além do que eu imaginava. Eu tive dificuldades no início, mas eu consegui superá-las e aprendi a conduzir os meus negócios e não tive mais medo de ousar”, comenta a comerciante.
Outro que teve uma grande mudança depois que participou do Empretec foi o jovem Lauro Lamounier. Ele havia comprado uma escola particular há apenas seis meses e, quando concluiu o seminário, colocou em prática tudo o que aprendeu. Para ele, o resultado representa muito, já que, em suas próprias palavras, “se não fosse o Empretec, os negócios estariam atrasados em, pelo menos, um ano, o que representa, atualmente, metade do tempo de vida da empresa”. Lamounier é enfático ao declarar que a mudança depende do empreendedor. “O Empretec não mudou a minha vida. Quem mudou a minha vida fui eu. Mas foi o Empretec que me fez enxergar essa perspectiva de que todas as mudanças de evolução e de crescimento dependem de mim. No Empretec eu aprendi que a responsabilidade é toda minha”, afirma ele.
A Acib destaca a importância da participação do empresário na palestra de sensibilização, no próximo dia 11 de março. Para a presidente da entidade, a empresária Daise Damasceno, é lá que o empreendedor vai começar a perceber que seus negócios podem crescer ainda mais. “O Empretec é um curso de comportamento, que permite ao empreendedor gerenciar o seu negócio com muito mais certezas, planejamento e foco. É importante que todos atendam ao convite para a sensibilização do dia 11 de março, pois lá vão saber nos principais pontos que o Empretec pode ajudar em suas vidas”, ressalta a diretora, lembrando que não é todo ano que a Acib pode promover o seminário na cidade e que a última turma foi no ano de 2012. “Somente cidades maiores, com mais de 50 mil habitantes, é que podem realizar o Empretec, mas graças ao poder de mobilização da Acib, o Sebrae abraça a parceria e a gente pode promover este importante seminário na cidade. Por isso o empreendedor não pode perder essa chance, que é de ouro”, finaliza a presidente.
Créditos do texto e foto: Assessoria de Comunicação da Acib
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.