Compartilhe:

Há cinco anos, o projeto “Em prol da Família” desenvolvido pela Polícia Militar (PM) de Barbacena trabalha com ocorrências envolvendo problemas familiares. A iniciativa foi criada para evitar casos graves deste tipo de conflito e oferecer mais segurança a quem sofre ameaças de parentes.

Desde de 2012, o projeto já atendeu 721 casos de conflitos entre pesssoas da mesma família. Desses, apenas 13 tiveram reincidência e a PM foi novamente acionada para mediar as ocorrências.

“Verificou-se que 34% das ocorrências gerais de Barbacena eram por problemas de delitos interpessoais, sejam eles lesões corporais, atritos verbais, vias de fato e agressão. Então, com esse número alto, originado do ambiente familiar, em alguns casos agravavam pela relação próxima entre parentes e provocavam homicídios que registramos entre 2002 e 2011”, explicou o capitão da PM, Flávio Tafuri Mattoso.

Os conflitos são mediados pelos próprios policiais, que vão até as casas não apenas para reprimir, mas para ouvir e dar soluções. “A viatura vai até o local para, inicialmente, tomar as providências policiais com base na consiliação e no diálogo. Verificamos se a vítima quer submeter as ações de controle do projeto e, tendo reposta positiva, será feito o acompanhamento e monitoramento contínuo”, complementou Mattoso.

Uma idosa, que pediu para não ser identificada por questões de segurança, recebe assistência dos policiais. Ela contou a equipe do MGTV que, há quatro anos, vem sofrendo ameaças do filho adotivo, que é usuário de drogas. “É uma fase muito difícil, que eu não dormia, não tinha sossego nem para viver”, disse.

Segundo o sargento e sub coordenador do projeto, Paulo Roberto da Matta, o caso da vítima foi encaminhado para o Ministério Público, que faz parte da rede de proteção a essas vítmas. “Hoje, o suspeito está a disposição da Justiça, internado no Hospital Psiquiatrico e Judiciário Jorge Vaz, onde ele recebe tratamento devido, para que possa ser reintegrado a família”, destacou.

Quem estiver sofrendo ameaças no âmbito familiar no município pode acionar a PM pelo telefone (32) 3332-4432.

Informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *