O projeto Conexão Empreendedora, em parceria com a Cia de Fofocas de Teatro e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (SATED-MG), vai proporcionar para 13 atores de Barroso a oportunidade de darem um grande passo em suas carreiras artísticas, rumo à profissionalização da atividade. O projeto Conexão Empreendedora é realizado por meio do recurso do Fundo EmRede, uma iniciativa regional da Fundação InterAmericana, Instituto Holcim, LafargeHolcim e RedAmérica que fomenta atividades que contribuem para o fortalecimento econômico e social de organizações comunitárias locais.
A Banca de Capacitação Profissional do SATED-MG estará presente na cidade nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) para aplicação de exames profissionalizantes. Esta iniciativa, aberta a artistas e técnicos locais, facilita o acesso e a integração no circuito profissional, sem a necessidade de grandes deslocamentos para realização dos exames, com o propósito de valorizar as iniciativas artísticas do interior do Estado.
Na sexta-feira, a partir das 18 horas, será apresentada uma palestra aberta ao público sobre o tema “Aspectos da Profissionalização de artistas e técnicos”, que será ministrada pela presidente do SATED-MG, Magdalena Rodrigues. Ainda no mesmo dia será realizado um seminário para os candidatos com o objetivo de debater três grandes peças e a história do teatro. No sábado (18) cada candidato vai apresentar para a banca examinadora dois monólogos, além de uma cena improvisada.
“Trazer a banca examinadora do SATED para Barroso é a realização de um sonho antigo. Sempre buscamos fortalecer nosso grupo, e a viabilização dos exames em nossa cidade para profissionalizar nossos atores e atrizes, abrirá novos horizontes e oportunidades de trabalhos, como a participação em festivais e circulação de espetáculos”, conta Juninho Severo, coordenador local dos exames e gestor cultural da Cia Fofocas de Teatro.