Compartilhe:

Programa Municipal de Coleta Seletiva - 2

Na manhã desta quarta-feira (12) será lançado oficialmente em Barroso o Programa Municipal de Coleta Seletiva da cidade, que tem como objetivo dar destinação correta aos resíduos sólidos urbanos gerados no município. O lançamento do programa acontece a partir das 8h30, na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Jardim Bandeirantes, próximo à Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos, e contará com a participação de estudantes, autoridades municipais, empresários e representantes de entidades do município, com diversas atividades em sua programação.

Em Barroso será adotada a Coleta Seletiva Tríplice (reciclável, orgânico e rejeito) e a expectativa é de que a população separe seus resíduos domiciliares, destinando ao caminhão da Prefeitura o resíduo orgânico (restos de alimentos) e os rejeitos. Os resíduos recicláveis serão destinados à Ascab (Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso). Inicialmente, o Bairro Jardim Bandeirantes será o primeiro a receber a implantação das ações da Coleta Seletiva Tríplice. Com o passar do tempo, o processo se estenderá a toda a cidade.

A iniciativa é uma parceria da Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab), Prefeitura Municipal de Barroso (através da Divisão de Meio Ambiente), Associação Ortópolis Barroso (AOB), Instituto Holcim, Programa Minas Sem Lixões, Fundação Israel Pinheiro (FIP), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Governo de Minas (através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

Programa Municipal de Coleta Seletiva

A implantação do programa aconteceu em maio de 2014, quando Barroso foi selecionada para receber apoio técnico para ampliação da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos.

O município foi selecionado obedecendo critérios da Deliberação Normativa COPAM nº 172/2011 e do Plano Estadual de Coleta Seletiva, levando-se em conta a manifestação de interesse enviada pelo município à Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), informando da disponibilidade de infraestrutura mínima para os serviços de coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, assumindo, assim, o compromisso em ampliar os serviços de coleta por meio de assinatura de um termo de adesão. Com isso, a Fundação Israel Pinheiro (FIP) passou a prestar apoio técnico para ampliação da Coleta Seletiva na cidade.

Programação:

8h30min: Abertura do evento;

9h00min: Apresentações diversas;

9h40min: Divulgação do Trabalho da Gincana da Escola Cônego Luiz Giarola Carlos, brincadeiras com crianças e outras atividades.

11h: Encerramento.

Programa Municipal de Coleta Seletiva

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.