Representantes da Prefeitura de Barroso, Associação Ortópolis e Instituto Holcim se reuniam na tarde de terça-feira (26) para discutir o andamento da coleta seletiva na cidade. Foi apresentado um relatório com o diagnóstico da atual situação do recolhimento dos materiais e as possíveis melhorias que poderão ser implantadas.
O Relatório do ‘Programa de Coleta Seletiva do município de Barroso’ é um diagnóstico da coleta seletiva na cidade, elaborado pela Fundação Israel Pinheiro, que em 2014 realizou um trabalho de apoio técnico com a Prefeitura Municipal. Dentro do projeto foram realizadas nas escolas ações de conscientização, como a Gincana Ecológica da Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos, que recolheu mais de 5 mil quilos de material reciclável, que foram destinados à Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab). O lançamento da coleta seletiva aconteceu em novembro do ano passado, em um evento no bairro Bandeirantes.
Um dos pontos discutidos na reunião foi o pequeno número de catadores que integram a Ascab (atualmente são 14) e possibilidade de implantação de pontos de coletas nos bairros, onde os moradores levariam os materiais recicláveis para um local determinado.
Para o secretário de obras e meio ambiente, Leone Wagner, o trabalho tem que ser realizado de forma gradativa. “Nós temos que criar uma ação que dê resultado, senão só vai criar um outro problema. O município não consegue ampliar a coleta seletiva sem a Ascab, sem os catadores”, diz. Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura investe atualmente R$42 mil na Ascab, com aluguel, luz e água, gasolina e motorista.
Segundo a representante da Ortópolis, Sandra Dutra, o relatório será importante para discutir o futuro da coleta seletiva na cidade. “Com os dados do relatório podemos planejar com mais clareza os próximos passos do trabalho de destinação adequada de materiais recicláveis”, afirma.
Uma reunião com representantes do Prefeitura, Instituto Holcim, Ascab e outros apoiadores está agendada para o dia 10 de junho, quando serão debatidas as próximas ações com relação a coleta seletiva.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.