Na manhã deste sábado (17), o Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, se reuniu com estudantes de cursos técnicos e superiores, que fazem uso do transporte intermunicipal para as cidades de Barbacena e São João del-Rei. Também estiveram presentes a Procuradora Jurídica, Kelle Campos, o vereador Állan Campos e representantes das empresas de ônibus.
O Prefeito presidiu a reunião e expôs a situação, preocupado com o aumento das depesas tanto para o município, como para os estudantes, uma vez que, após a licitação realizada com as empresas de ônibus, o valor médio das diárias aumentaria até 54% em relação ao preço praticado em 2017, o que representa um aumento considerável, na visão do Prefeito. Sendo assim, Reinaldo explicou que preferiu ouvir os estudantes e tomar uma decisão em conjunto, em vez de homologar o processo licitatório com o aumento. “Nós administramos com objetivo de preservar o patrimônio do município e, neste caso, também estamos preocupados com o patrimônio dos estudantes, uma vez que esse aumento exorbitante também vai pesar no bolso dos alunos”, declarou o Prefeito.
Então, foram apresentadas duas alternativas aos estudantes: homologar o processo licitatório com o aumento proposto pelas empresas, o que já garantiria os ônibus a partir desta segunda-feira, ou cancelar o processo licitatório e realizar outro processo, o que daria chances de redução de valores, porém, acarretaria um atraso no fornecimento do serviço de transporte. Após deliberarem sobre o assunto, se reuniram com os líderes dos ônibus e com os representantes das empresas e conseguiram entrar em um consenso, negociando e reduzindo o valor das diárias e estabelecendo o valor de R$ 320,00 para todos os ônibus. Esses R$ 320,00 representam os 60% custeados pelo município. Os outros 40%, por conta dos alunos, depende do número de diárias e alunos em cada ônibus.
Portanto, os ônibus começam a circular já nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro.