A quantidade de pessoas vacinadas na Campanha contra a Gripe em Minas Gerais está abaixo da média nacional. Enquanto no Brasil, cerca de 30% do público-alvo já recebeu a dose, apenas 25% dos mineiros receberam o medicamento. A mobilização está programada para acabar na próxima sexta-feira (22). Porém, o Ministério da Saúde pode prorrogar a ação.
Um balanço do Ministério da Saúde divulgado na segunda-feira (18) mostra que foram aplicadas em Minas 1.030.800 doses, enquanto a meta da população prioritária é de 4.099.373, 80% do público.
BARROSO
Em Barroso, segundo informações da Enfermeira-chefe dos PSF´s, Vanessa Ferreira, o índice de vacinação também foi bem abaixo do esperado. “Cerca de 2 mil pessoas foram vacinadas em Barroso, mas ainda estamos muito longe da meta, que é por volta de 5 mil”, afirma.
Ainda de acordo com Vanessa, o público alvo não está procurando os postos para serem vacinados. “Principalmente as gestantes e os idosos não estão indo às unidades de saúde para se vacinar. Ainda temos vacinas, em todos os postos de saúde, basta ir até a unidade do seu bairro”, pede a enfermeira-chefe.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 54 milhões de doses da vacina estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a proteção de cerca de 49,7 milhões de pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
PÚBLICO-ALVO
Desde 4 de maio, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem como slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação, tem circulado para reforçar o conceito de proteção. A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Para a campanha, estão sendo mobilizados em todo o país 240 mil profissionais, que atuarão em 65 mil postos de vacinação e contarão com o apoio de 27 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial). É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.