Bancários de todo o país podem entrar em greve a partir da próxima terça-feira, dia 30. O movimento foi aprovado na quinta-feira (25) em assembleias regionais da categoria e será deflagrado também em Barbacena e região.
Em campanha salarial, os funcionários rejeitaram a primeira proposta já apresentada pelos bancos, como informa o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Barbacena, Iolando Tavares, em entrevista para ao repórter Antônio Marcos, da Rádio Sucesso de Barbacena. “Os banqueiros fizeram uma proposta de 7% no reajuste salarial e 7,5% no piso da categoria. Esse reajuste está aquém dos nossos anseios, nós pedimos 12,5% de aumento, está bem abaixo do que a gente quer. Então ontem em assembleias a nível de Brasil, foi rejeitada essa proposta e pedida pela greve a partir do dia 30. Devem aderir todos os bancos da rede privada, Banco do Brasil e Caixa Econômica da região”, afirma.
Sobre a possibilidade do estado de greve ser dissolvido até dia 30, o vice-presidente diz que é possível. “Há possibilidade que não haja greve. Se os banqueiros fizerem uma nova proposta e essa proposta contente nossos anseios, a gente pode aceitar a proposta e não aderir à greve”, conclui.
BARROSO NÃO DEVE ADERIR À GREVE
Mesmo que as agências bancárias de Barroso façam parte do Sindicato de Barbacena, os bancos da cidade não devem aderir à greve. A informação é do gerente do Itaú, Pedro Celso. “Se a greve realmente acontecer, dificilmente os bancos privados de Barroso irão aderir à greve”, afirma.
O Bradesco ainda não retornou a ligação da reportagem para falar sobre o caso.
NO BRASIL
Os estados em que sindicatos decidiram aderir à greve foram: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pará, Roraima, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.