Compartilhe:

 

CHARGE 3

Depois que a Prefeitura de Dores de Campos, através do Procurador do Município, Luciano Mayrink, anunciou o Concurso Público, os barrosenses invadiram a internet e começaram a cobrar a realização do tão esperado Concurso Público para a cidade de Barroso.

“Concurso Público em Dores, Barbacena, Lafaiete, acho que já passou da hora de Barroso realizar o concurso, tão prometido pelos funcionários da Prefeitura o ano passado”, relatou um internauta. Um outro adepto às redes sociais foi mais cauteloso e cobrou das autoridades uma solução ética e, segundo ele, digna. “O concurso é a porta de entrada para a ética. A seleção dos profissionais capazes, através de provas, é uma forma dos cidadãos colaborarem com os poderes públicos. Espero que os profissionais competentes entendam isso e abram o edital para a realização do concurso que, além de premiar quem está mais preparado, é uma forma de acabar com o tal cabide de empregos”, ressalta.

Coincidentemente ou não, no programa do jornalista Ricardo Arruda, na Rádio Atrativa FM, na quarta-feira, 10 de junho, a Secretária de Planejamento da Prefeitura de Barroso, Elizete Capelupi, deu uma entrevista e falou sobre o assunto. De acordo com Elizete, os concursos para as áreas da Saúde e Educação irão acontecer ainda este ano. “Os interessados já podem começar a estudar e se preparar para o Concurso Público da Prefeitura de Barroso”, disse em entrevista e ainda acrescentou que o Executivo se articula, através do processo licitatório, para contratar uma empresa para organizar o concurso, de preferência uma empresa ligada à Universidade Federal. Com relação ao concurso geral, Elizete explicou na rádio que tudo deve acontecer ainda em 2015.

A reportagem do Barroso EM DIA entrou em contato com a Secretária para saber sobre vagas e data. “Faremos uma audiência pública para ser apresentada a proposta e o novo plano de cargos e salários do servidor. Estamos terminando de realizar a demanda e farei as simulações de impacto orçamentário e financeiro para verificar quantas vagas também serão ofertadas. Acredito que nesta semana que se inicia já estejam concluídas. É um trabalho minucioso pois demanda várias simulações para verificar o que o orçamento suporta. Não posso precisar nesse momento a quantidade de vagas de modo geral, pois para o planejamento o que importa é a sustentabilidade de pagamento das vagas ofertadas”, diz Elizete que explica também que a imprevisibilidade da economia vai forçar o municipal a fazer um concurso enxuto, uma vez que é preciso demonstrar a capacidade de pagamento, mediante impacto orçamentário e financeiro a longo prazo, ou seja, pelo menos dois exercícios à frente. “A sustentabilidade de pagamento da folha não pode estar embasada no Imposto Sobre Serviço (ISS) atual, pois o valor do mesmo é sazonal. O que realmente sustenta o pagamento da folha é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que infelizmente sinalizam decréscimo para este exercício e para o próximo. Isto interfere sensivelmente no impacto financeiro e orçamentário para realização do Concurso”, diz.

No ano passado a Prefeitura chegou a enviar um Projeto para a realização do Concurso da Educação, mas não concluiu. Só na área da Educação devem ser criadas cerca de 180 vagas. Especialistas na área acreditam que ao todo, cerca de 300 funções serão ofertadas na Prefeitura de Barroso.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.