Compartilhe:

Ponte Nova (1)“A estrutura está um caos. Será que aguenta depois da expansão da Holcim?”. Esse questionamento foi enviado por leitor do Barroso EM DIA, Adriano José, junto com fotos de uma ponte com estruturas visivelmente corroídas. A ponte em questão, conhecida como Ponte Nova, fica na BR 265, na altura do Km 227, localizada entre os Trevos da Holcim e de Barroso.

Diante da denúncia, o Barroso EM DIA entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela rodovia federal em que se encontra a ponte. Segundo o Supervisor Local do DNIT, Eng° Edson Vander Mendes Ruffo, a ponte não apresenta risco de desabamento, mas serão feitas obras de conservação em sua estrutura. “Estivemos no local objeto da denúncia e que, aparentemente, a obra referenciada não apresenta risco iminente de desabamento, entretanto entendemos que há a necessidade de intervenções na sua mesoestrutura e superestrutura, visando promover a correção das patologias encontradas”, afirma.

Ponte Nova (2)Ainda de acordo com o engenheiro, uma empresa será contratada para detalhar que tipo de intervenções a BR 265 necessita. “Informamos que o DNIT homologou a contratação de projeto visando detalhar futuras intervenções estruturais e funcionais nas estruturas das Obras de Arte Especiais existentes na BR-265/MG, segmento Barbacena e São João Del Rei”, afirma Edson Ruffo, que cita o aumento da capacidade de carga como um dos objetivos. “Tais intervenções terão o objetivo de aumentar a capacidade de carga das obras, implantar passeios laterais para pedestres, implantar barreiras de segurança e dotar as obras existentes com largura compatível com a pista de rolamento”, completa.

Mesmo que as obras de melhoramento e conservação da ponte não tenham uma data para acontecer, o supervisor garante que o DNIT está monitorando para que não apresente riscos para os motoristas. “Por fim, informamos que até a contratação e execução das obras citadas, estaremos monitorando rotineiramente a Obra de Arte referenciada, visando não permitir qualquer comprometimento da segurança dos usuários da rodovia”, finaliza.

Ponte Nova (3) Ponte Nova (6) Ponte Nova (5)

 

 Fotos enviadas por leitor Adriano José  

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.