Já é notório o crescimento do número de animais que ficam “soltos” pelas ruas de Barroso. Esta cada vez mais comum ver cavalos, vacas e bezerros vagando pelas principais vias do município.
Na internet, muitos usuários do Facebook estão reclamando, seja dos donos, seja do poder público.
“É de ficar indignada com as pessoas que deixam seus animais de lado. Falta de carinho e cuidado. Quase sempre todos os animais têm dono e acho que um Cavalo não é igual um cachorrinho que pode ser da “rua “. Cadê o dono desde animal solto que está correndo perigo. Este local passa bastante carretas e carros além de estar com muita sede. Infelizmente não é o primeiro que vejo nas ruas, se não tem onde colocar não” cria “, diz um dos posts .

Já outro morador da cidade declara que antes existia um profissional que ficava por conta de retirar estes animais da rua e hoje não existe mais. “Antes o Boiadeiro era quem fazia este serviço, mas como ele foi dispensado pela Prefeitura, ficamos sem este profissional”, declara o internauta.
E a colocação procede. De fato, na administração passada, o profissional responsável por este “recolhimento” dos animais de rua era Claudinho Boiadeiro, que ficava por conta de dar “destino” a estes animais “excluídos”.
Em contato com a administração de Reinaldo (PSDB), a Assessoria de Imprensa informou que estão estudando um mecanismo, junto à AMVER, para avaliar o que podem fazer, uma vez que estão com queda de arrecadação e torna inviável a contratação desse serviço no momento.
“Também estamos buscando uma parceria com a Universidade Federal de Lavras, UFLA, através de seu curso de Medicina Veterinária e também com a Associação Irmãos de Quatro Patas, para esterilização dos animais e realização de campanhas de conscientização”, diz parte da nota da Prefeitura.
