Compartilhe:
O Portal de Dores de Campos lembrou muito bem: nesta segunda-feira (04), Dona Leontina Silva comemorou seus 102 anos de vida. Mãe de quatro filhos, a centenária vovó tem oito netos e seis bisnetos. _MG_0009
Lúcida, alegre e dona de um sorriso inconfundível, segundo a própria Dona Leontina, um dos segredos da sua longevidade, seria a famosa gordurinha de porco, que ela não abre mão, além de uma vida tranquila, sem bebidas e cigarro, com muita fé em Jesus Cristo.
Dona Leontina já viajou 44 vezes para a cidade de Aparecida, em São Paulo, e neste ano, ajudou a carregar o esquife com a imagem do Senhor morto na procissão do enterro.
JORNAL DORES EM DIA
Leontina foi a Cara de Dores no Jornal Dores EM DIA, na edição de número 3 do dia 1 de junho de 2013. Relembre a matéria abaixo:
O que aconteceu no Brasil e no mundo desde 1913? Lendo e assistindo a alguns vídeos, muitos conseguiriam responder, mas, vivenciando cada instante presente nos fatos históricos, como guerras mundiais, ditadura militar, conquistas esportivas e apartheid, é para poucos, muito poucos. É o caso de Dona Leontina Silva que completou em 2013 um século de vida.
A centenária que morava na Estação de Prados se casou aos 40 anos e veio para Dores de Campos, onde construiu família. Hoje, ela é viúva de Benedito Silva, que faleceu há 15 anos. É também mãe de quatro filhos, avó de sete netos e bisavó de oito bisnetos. Tem duas noras, um genro e uma irmã.
_MG_0064
ROTINA DE DONA LEONTINA
A rotina é simples: acorda e dorme cedo, gosta de ver programas relacionados à igreja na televisão e, aos domingos, de reunir a família para almoçar e ir à missa. Hoje, suas filhas cuidam da casa, mas o verbo cuidar e trabalhar foram incluídos muito cedo na vida de Dona Leontina, desde os oito anos de idade, ou seja, 92 anos foram dedicados ao traba-lho. Uma “saúde de ferro”. E se não fossem a coluna e a visão tudo estaria perfeito. Remédios? Um único comprimido para pressão.
Com uma lucidez invejável, Leontina também falou à reportagem sobre a diferença do mundo de hoje e de quando era mais jovem. Chamou atenção para os valores invertidos da sociedade e de como os filhos respeitavam os pais. “Antigamente não precisava chamar a atenção. Só o olhar era suficiente. Agora os namoros são muito esquisitos,” comenta com um olhar pensativo a senhora que relembra que a Rua Principal tinha poucas casas sem asfalto. Haviam duas igrejinhas pequenas e a Figueira tinha apenas três galhos.
SEGREDO PARA CHEGAR AOS “100”
E o segredo? Como chegar aos 100? “Nunca bebi ou fumei. É preciso evitar bebida, extravagância de friagem, ter uma alimentação saudável, dormir bem e ter fé em Deus,” recomenda Dona Leontina. Basta seguir a cartilha e pronto: os 100 anos ficam mais fáceis.
“Sou devota de Nossa Senhora Aparecida. Já fui 45 vezes à cidade de Aparecida do Norte e pretendo voltar novamente este ano”, diz a centenária que fiel a Deus. “Sou a “mais velha da cidade”, mas pretendo viver até quando Deus lembrar”, ressalta Dona Leontina.
_MG_0006

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.