Padre Francisco Eduardo de Assis nasceu em 04/09/1912, em São João del-Rei, e foi nomeado Pároco da Paróquia de Sant’Ana do Barroso em 14 de novembro de 1939. Sua principal realização nesta paróquia foi a reforma da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no ano de 1941, quando houve substituição do antigo forro do corpo da igreja, conserto do assoalho, implementação de rede elétrica, pintura do templo e construção de um passeio ao redor de toda a Igreja.
Ele foi responsável pela organização da Irmandade do Santíssimo Sacramento, no ano de 1942, concorrendo naquela ocasião com o número de 70 irmãos fundadores. Em 1943 criou a Associação das Filhas de Maria. Sacerdote zeloso, promoveu a celebração dos 60 anos de criação da Paróquia de Sant’Ana no ano de 1944.
Curiosamente foi o primeiro (e único) sacerdote a ter seu retrato inaugurado pela Sociedade dos Amigos de Barroso, como ex-vigário da Paróquia. No entanto o padre Assis continuaria seu ministério na cidade de Prados onde por longos 30 anos deixaria significativas realizações. A Santa Casa de Misericórdia figura como um de seus principais legados. Na política municipal, Padre Assis despontava como liderança da antiga UDN, influenciando decisivamente a política daquele município.
Monsenhor Francisco Eduardo de Assis faleceu, aos 61 anos de idade, em 18 de março de 1973, e está sepultado na cidade de Prados.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.