Apenas nove deputados federais mineiros, dos 53 que representam o estado, compareceram todos os dias às sessões da Câmara em 2016. Entre fevereiro e dezembro, 44 parlamentares da bancada mineira faltaram às votações sem apresentar justificativas. O levantamento feito pelo Estado de Minas – com dados do Centro de Informação da Câmara dos Deputados – desconsiderou as ausências dos congressistas por motivos de licenças médicas e missões autorizadas no exterior.
O mais faltoso da bancada mineira foi o deputado Renzo Braz (PP), com 17 ausências. Em segundo lugar estão empatados os deputados Luis Tibé (PTdoB) e Raquel Muniz (PSD), que faltaram 13 dias neste ano. Também tiveram mais de 10 faltas os parlamentares Bonifácio Andrada (PSDB), Diego Andrade (PSD), Marcelo Álvaro Antônio (PR), Mauro Lopes (PMDB), Odelmo Leão (PP) e Rodrigo Pacheco (PMDB).
Em ano eleitoral e marcado por grande instabilidade política, a Casa teve 94 dias com sessões em plenário entre fevereiro e dezembro, foram 31 dias com sessões a menos do que em 2015. Normalmente, as sessões deliberativas na Câmara são realizadas entre terças e quintas-feiras, sendo que nas segundas e nas sextas-feiras poucos parlamentares aparecem em Brasília e permanecem em suas bases eleitorais.
Este ano, em apenas três meses (março, abril e outubro) a Câmara dos Deputados realizou mais de 10 dias de sessões deliberativas. De acordo com o regimento interno da Casa, a ausência não justificada a uma sessão deliberativa, ou a uma votação, acarreta desconto no salário dos parlamentares – R$ 33,7 mil. A Constituição Federal prevê perda de mandato para o deputado que deixar de comparecer, sem justificativa, a 1/3 das sessões ordinárias de cada sessão legislativa.
Os nove deputados mineiros que marcaram presença em todos os dias de sessões deliberativas na Câmara foram: Adelmo Carneiro Leão (PT), Aelton Freias (PR), Carlos Melles (DEM), Edson Moreira (PR), Eduardo Barbosa (PSDB), Laudívio Carvalho (PMDB), Lincon Portela (PRB), Welinton Prado (PMB) e Tenente Lúcio (PSB).
Informações Estado de Minas