Compartilhe:

Sob o título “Barroso tem novidades no Judiciário”, uma breve matéria na página 3 da sua edição 113 o Barroso EM DIA deu a notícia de que, enfim, nossa comarca tem uma nova titular à frente do Ministério Público, a partir do dia 10 deste mês, com a posse da doutora Carolina Andrade Borges de Matos como Promotora de Justiça. É uma ótima notícia para Barroso, já que o último titular da Promotoria de Justiça da Comarca foi o doutor Willian Garcia Pinto, de 2007 a abril de 2011. Depois dele a comarca teve promotores de justiça de plantão, que aqui compareciam alternadamente (salvo engano meu), vindos da comarca de São João del Rei. Desde 2006 nossa comarca conta com a competência jurídica e a eficiência funcional, a par da sua simpatia pessoal, da meretíssima Juíza de Direito doutora Valéria Possa Dornelas. Mas, embora minha opinião seja palpite de leigo, a falta de um titular efetivo na promotoria pública da comarca não deixa de ser prejudicial para o andamento dos muitos processos em curso no fórum. 

A Constituição Federal em vigor, no Capítulo IV – Das Funções Essenciais Justiça – Seção I – Do Ministério Público, no artigo 12, declara formalmente: “O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.”

A nós barrosenses compete dar as boas vindas à Exma. Doutora Carolina, nova Promotora Pública de Justiça da Comarca de Barroso. Que ela possa se sentir bem aceita entre nós, e tenha uma longa e profícua permanência como eficaz colaboradora da já comprovada eficiência do Poder Judiciário em Barroso. Problemas que acabam por ir desaguar no terceiro pavimento do Prédio dos Três Poderes em Barroso sabidamente são muitos para uma comarca tão pequena. Todavia, conforme a vida me ensinou, só o trabalho feito é que não nos cansa. Por extensão, acredito que para a Justiça e para o Ministério Público, problemas só continuarão sendo problemas enquanto não forem solucionados.

Seja bem vinda, doutora Carolina Andrade Borges de Matos. Como cidadão de Barroso, desejo-lhe muito sucesso.

 

Por Paulo Terra

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.