Compartilhe:

_MG_9539

Ao invés de tablets, smartphones e ipods, crianças correndo, jogando bola e andando de bicicleta. Acreditem, isso ainda existe! No último fim de semana das férias de julho, o Barroso EM DIA foi ver de perto essa prática cada vez mais escassa da vida das crianças.

A Turma da Pracinha, como são conhecidas, avós e mães que levam seus filhos para a diversão sadia, estão frequentando cada vez mais a Praça Gisela Coutinho, no bairro da Praia. Enquanto o churrasco é preparado no quiosque pelas mães, as crianças se divertem entre árvores, campos de futebol e a ciclovia do espaço público.

“Aqui é proibido o uso de celular e qualquer outro aparelho que possa impedir a diversão. Viemos aqui para brincar e essa coisa de tecnologia não tem espaço aqui”, brinca Mara Bartolini, avó que faz questão de acompanhar os netos para esse passeio de férias.

_MG_9535
Crianças brincam na Praça

O que pode parecer simples e até banal, é o que de fato está faltando na vida das crianças hoje em dia. Pelo menos é o que revelam pesquisas que mostram que as crianças deixam de ser crianças cada vez mais cedo.

No entanto, o espaço público, que recentemente virou uma transitolândia, projeto da Lafarge/Holcim, ainda carece de melhorias, seja da empresa privada, seja dos poderes públicos responsáveis. “Falta um banheiro aqui, mesmo que seja banheiro químico. E mais, latões de lixo, pois assim não corre o risco de ficar sujo”, diz Mara, que faz questão de ressaltar que elas levam todo o lixo embora da Praça.

De qualquer forma, a Praça Gisela Coutinho, é hoje em Barroso, uma das principais opções para mães e filhos desfrutarem de umas férias. E mesmo com a falta de um parquinho e outras opções de diversão, se tornou um espaço perfeito para que crianças possam ser simplesmente crianças, algo tão distante neste mundo atual.

_MG_9528 _MG_9538 _MG_9544

 

_MG_9525 _MG_9527 _MG_9545

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.