Compartilhe:

ARTE ROSARIOS LEAGUE

Campinho da Cerâmica, Guimarães, São José, atrás do João Vigia, ao lado do Forninho, Estiva, a inesquecível Beira da Linha, enfim, nem mesmo o tradicional campinho de pelada do Brejinho, no Centro da cidade, resistiu ao tempo. Não existe hoje nenhum campinho de futebol na cidade. Engano seu. Existe sim. Bem acima do nível do relógio, no ponto mais alto do Rosário, como diriam os bons peladeiros; o pau come. A boa e velha peladinha resistiu ao tempo e o campinho do Rosário, de cima, é hoje o único campinho de futebol do município. Que vitória!

E o Barroso EM DIA, eterno defensor do esporte e apaixonado por futebol, foi ver de perto não uma pelada, mas um belíssimo torneiro organizado pela Associação Comunitária do Bairro. Através do Presidente Sandro Augusto Ferreira, que por sinal vem realizando um ótimo trabalho no Bairro, o Campeonato de Futebol do Rosário, ou a Rosários League, como vai ser carinhosamente chamada por nós, tem nível comparado a Copa Barroso de Futebol Amador. Nomes como Leandrinho, Caio, Alan, Lequinha, Brício, Binho e até o goleiro Agnaldo, que estão acostumados a grandes competições, dão o ar da graça e abrilhantam a competição que já é tradicional no Bairro.

“É a primeira vez que participo. Além de ser uma ocupação saudável nas nossas manhãs de domingo, a competição é de alto nível e nos faz relembrar os bons tempos dos campinhos de futebol em Barroso”, diz João Paulo, 27, autônomo. De acordo com o atleta que joga pela equipe do R45, o campeonato pode ajudar a resgatar os tradicionais campinhos, hoje trocados pelas crianças e jovens por tablets e smartphones.

A Rosários League tem 10 times que disputam em jogos entre si e os quatro melhores classificarão para as semi e conseqüentemente a final. A previsão é que até o final de agosto seja conhecido o campeão. “Este ano estamos fazendo uma homenagem ao senhor Arnaldo Roberto de Oliveira, morador do Bairro e que sempre lutou pela melhoria na nossa comunidade”, declara Sandro, que ao lado de outros companheiros, capinou, roçou e preparou o campinho, que pertence à empresa Holcim, para a disputa. “Fizemos um comodato, contrato bilateral, gratuito, com a Holcim por dois anos e estamos aos poucos arrumando o local. Falta alambrado, a bola cai longe quase toda hora, vestiários, os atletas precisam improvisar para trocarem de roupa, enfim, precisamos de mais apoio. O Bairro precisa unir ainda mais para continuarmos com essa bela tradição”, diz o Presidente que estava tentando inscrever o campinho no projeto da Brahma, que visa recuperar campinhos de pelada pelo Brasil.

Além das subvenções da Prefeitura Municipal, por se tratar de uma Associação em dia com seus compromissos, a Associação do Rosário, com recursos próprios vem fazendo trabalho de limpeza por todo Bairro.

Segundo dados não oficiais, o campinho do Rosário tem cerca de 30 anos e foi criado pela família Muniz, tradicional no Bairro vizinho a Holcim. Confira a tabela e prestigie o único campeonato de campinho do município, a Rosários League, onde uma barraquinha com uma cerveja gelada ajuda a refrescar as manhãs de domingos e as árvores, que resistiram aos homens cruéis, servem de arquibancada.

Seja bem vindos, principalmente os “bitolados” na internet, que curvam seus cabeças sobre aparelhos eletrônicos e esquecem de levantar para realmente desfrutarem dos prazeres simples da vida.

CONFIRA AS FOTOS E TABELA

[print_gllr id=33631]

img079

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.