Compartilhe:

É muito comum as pessoas temerem os morcegos (Figura 01) e os matarem, e acharem inofensivos e alimentarem os pombos (Figura 02), contudo os morcegos são úteis, mas os pombos podem trazer muitos problemas para nossa saúde.

Figura 02: Pombo Columba livia
Figura 02: Pombo Columba livia

Os morcegos prestam valiosos serviços ambientais, são polinizadores, agem no controle de insetos e outros animais que podem ser pragas, e são grandes dispersores de sementes, e assim facilitam e aceleram o processo de regeneração de florestas. No Brasil ocorrem 138 espécies de oito famílias, a maior diversidade do planeta.

Morcegos podem transmitir raiva, mas é raro os acidentes com humanos, mas é fato quando se consideram os morcegos hematófagos, o risco de transmissão de raiva é maior, especialmente para o gado, na zona rural brasileira, em função dos ataques de morcegos vampiros (Desmodus rotundus) (Figura 04), contudo os animais (gado) sendo vacinados o problema não existe.

Figura 04 – Desmodus rotundus
Figura 03 – Desmodus rotundus

O morcego vampiro se alimenta de sangue (animal hematófago) e é reconhecido pelo nariz (folha nasal) em forma de ferradura (veja figura 03).

Ao ter conhecimento da presença de morcegos na região, previna-se iluminando áreas externas às residências; colocando telas em janelas e aberturas; fechando passagens para porões, forros, sótãos ou outros cômodos pouco utilizados, onde morcegos possam se alojar.

Se existem morcegos alojados, isole o cômodo, se possível. Contate o Centro responsável pelo controle de zoonoses da região e solicite vistoria técnica do local e das imediações.

Apesar do pequeno risco de raiva transmitida pelos morcegos, os problemas ocasionados pelo pombos nas cidades são bem maiores. O pombo Columbia livia é uma ave exótica, isto é, não é um animal da fauna brasileira, foi introduzida quando os europeus invadiram o país.

O dejeto dessas aves constituem diversos problemas, em monumentos, por exemplo, as fezes podem corroer com o passar do tempo; a parte branca que fica nos carros é ácido úrico e vai queimar o veículo, por isso também é preciso remover. Já em relação ao ser humano, são 57 doenças que os pombos podem proporcionar, principalmente por meio das fezes.

Para manter os pombos afastados é indicado o uso de repelentes industriais próprios para esta finalidade, e ainda o uso de telas para evitar que eles se alojem nos espaços vagos dos imóveis. O extermínio não é recomendado. As pessoas podem tomar algumas atitudes para não atrair esse tipo de ave, como não colocar comida para eles e se na sua casa estiver aparecendo muitos desses animais o recomendado é chamar a Vigilância Sanitária.

Por Marcos Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *