Compartilhe:

Em plena crise nacional, muitas prefeituras de Minas e do Brasil estão fazendo malabarismo para manter a folha de pagamento mensal em dia. Porém, em Barroso, mesmo diante dos problemas, o Prefeito Reinaldo Fonseca (PSDB), surpreendeu anunciando a primeira metade do 13º na próxima sexta-feira (14).

De acordo com o site oficial do município, a Prefeitura de Barroso vai pagar, aos seus servidores, a metade do 13º salário de 2017, juntamente com o adiantamento do mês de julho.

A estimativa do adiantamento de salário é de R$ 565.237,62. O valor total estimado, portanto, é de mais de R$ 1,2 milhões.

“Apesar da situação financeira crítica pela qual o município está passando, estamos nos desdobrando para honrar o compromisso de manter o pagamento em dia e a tradição de se fazer a antecipação da metade do 13º salário, o que, além de valorizar e motivar os servidores, contribui para movimentar a economia local, através do comércio e serviços, em um período de grave crise financeira que afeta nosso município, assim como o país de uma maneira geral”, declarou Reinaldo.

A tradição do pagamento do Décimo Terceiro adiantado em julho já existe desde 2001, no primeiro governo da ex-prefeita Eika Oka de Melo (PP).

“Estrategicamente, no inicio do ano 2001, utilizamos uma conta-reserva com o objetivo de quitar o pagamento das dividas encontradas, principalmente da folha de pagamento de pessoal – quatro meses de atraso. Essa ideia possibilitou a regularização definitiva da folha de pagamento em maio de 2001, ou seja, 5 meses após assumirmos a Prefeitura”, explica o funcionário público da época Luiz Moreira, que ressalta também que a sobra foi utilizada para o pagamento da metade do décimo terceiro em julho. “Outro fato importante foi a alteração de data para recebimento do IPTU, que era sempre em janeiro, passando para julho. Por isso, parte do IPTU mais as reservas facilitaram muito”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *